Crítica: “DC Liga dos Super Pets”

Em se tratando de cenas iniciais de adaptações cinematográficas de histórias de heróis cujas origens são os quadrinhos, “Batman – O Cavaleiro das Trevas” continua sendo a minha favorita.

Quatorze anos e dezenas de produções depois, eis que uma nova sequência de abertura conseguiu ganhar meu coração e dividir o topo de minha preferência, ao inserir informações inéditas (e inesperadas) em uma das mais icônicas passagens dos quadrinhos. Falar mais seria spoiler, mas já fica a dica para se deixar envolver por “DC Liga dos Super Pets” (DC League of Super Pets), desde o início.

Dirigida por Jared Stern (que também assina o roteiro junto a John Whittington) e Sam Levine, a animação gira em torno da amizade de uma vida inteira entre o cachorro Krypto e seu tutor Superman / Clark Kent.

A relação, aparentemente perfeita, é abalada com a decisão do herói em pedir a mão de sua namorada, Lois Lane, em casamento. É hora do Super Cão expandir seus horizontes (entenda-se abrir-se à possibilidade de renovar seu tão restrito círculo de amizades), enquanto lida com o ciúme e as mudanças que sua rotina sofrerá no futuro.

Repleta de referências, a narrativa passada em Metrópolis ganha em ação com a apresentação dos demais personagens animais, que, em um primeiro momento, são vistos em um abrigo, à espera de um lar para chamar de seu. São eles: o cético cachorro Ace, a sonhadora porquinha PB, o ansioso esquilo Chip e a veterana tartaruga Mirtes.

O local também é o cenário de partida da vilã da vez: a porquinha da Índia, Lulu (cuja inteligência é proporcional à devoção que tem por um dos maiores antagonistas do Universo DC, Lex Luthor). Com uma lasca de Kryptonita laranja (que dá super poderes a animais) em mão – ou melhor, em patas -, ela dá andamento em seu plano de eliminar heróis e reencontrar seu mentor.

Embora haja uma das melhores participações da Liga da Justiça já vista nas telas (em sua formação clássica, com a adição da ótima Jessica Cruz como Lanterna Verde), o protagonismo, como o título indica, é mesmo dos pets e isso é totalmente incrível.

Temas como amor incondicional, amizades verdadeiras e esperança em um futuro melhor dividem espaço com um assunto bastante delicado no que diz respeito a animais em geral: o abandono – tratado de maneira muito pertinente e sincera (e responsável por várias lágrimas rolando durante a sessão).

Há muito a se destacar: a capacidade que cada personagem – com personalidades tão distintas – tem de conquistar o público, a qualidade visual, a boa trilha sonora (que, além de estrelas como Taylor Swift, traz temas clássicos e canções originais – cujas letras ajudam a contar a história de maneira enriquecedora).

E o que dizer sobre os talentos que compõem os elencos de vozes? Se no original temos nomes como Dwayne Johnson (Krypto), Kevin Hart (Ace), John Krasinski (Superman) e Keanu Reeves (Batman), na versão nacional, Marcelo Garcia, Duda Espinoza, Guilherme Briggs, Duda Ribeiro, entre outros, mostram – mais uma vez – o quão valorosa e acertada é a dublagem brasileira em animações.

Uma das características mais visíveis das produções da DC é a opção pelo caminho da seriedade, inclusive, em grandes animações de personagens clássicos. Mas, é maravilhoso quando se encontra o equilíbrio entre sisudez e diversão, e é exatamente isso que “DC Liga dos Super Pets” entrega ao espectador, e o que transforma a produção em um dos títulos mais bacanas dos últimos tempos, do gênero Super-Heróis. Ah, e ainda tem cena adicional surpreendente.

Obviamente, quem é (ou já foi) tutor de pet vai se identificar mais com a trama. Mas, quem sabe, essa não é a oportunidade perfeita para você considerar uma adoção responsável e encontrar um (super) amigo?

Imperdível.

por Angela Debellis

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Warner Bros. Pictures.

Filed in: Cinema

You might like:

O ‘ser mulher’ para além da maternidade O ‘ser mulher’ para além da maternidade
Livro de poemas preenche vazios de memória familiar Livro de poemas preenche vazios de memória familiar
Encontro de Lulus da Pomerânia em Itajaí promete alegria e interação entre pets e tutores Encontro de Lulus da Pomerânia em Itajaí promete alegria e interação entre pets e tutores
Chef Fernanda Ribeiro assina linha de bem-casados, bolos, tortas e bolachas temáticas de Natal Chef Fernanda Ribeiro assina linha de bem-casados, bolos, tortas e bolachas temáticas de Natal
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.