A Turma da Mônica embarcou na literatura de cordel e, este ano, chega à XVI Bienal do Livro Rio nos versos melodiosos e cadenciados de “O Raiozinho e a Furiosa”, lançamento da Editora Melhoramentos. Inusitado, o livro apresenta a história de Raiozinho, contada em versos de cordel, com belíssimas ilustrações em estilo xilogravura.
Típico personagem nordestino, criado por Mauricio de Sousa em parceria com Mário Mattoso, Raiozinho intitula-se “cabra da peste”. A alcunha identifica o povo natural no nordeste brasileiro, valente por lutar contra a fome e a sede desde o nascimento.
Ligeiro, enfrenta de tudo, não teme lobisomem, conquista sereias e, como ele mesmo diz: “Ainda tá pra nascer um cabra que me afronte”. Até que ouve comentários sobre a história de uma garota tão corajosa quanto ele que moraria no sul do país. Seria possível alguém mais audaz e ainda, do sexo feminino?
E, então, depois de muitas dúvidas e expectativas, resolve tirar a história a limpo: compra uma passagem de ônibus e vai ao seu encontro. Antes, porém, conhece alguns de seus amigos: um cara de “cebolinha” recomenda a Raiozinho que não enfrente a garotinha. Outro, o Cascão, pede, não brigue não!
Assim, com todos os alertas, o rapazinho conhece aquela dentuça, gordinha que passa longe de todos aqueles adjetivos. Sem compreender, começa a se aproximar daquela garota doce, meiga e divertida e, em poucas horas, está dando boas risadas junto à moça, ali, sentados no campo de futebol.
Tudo caminhava muito bem quando aparecem uns “grandões” que expulsam o casal para fora do campo e, um deles, agride a garotinha. Ah, mas isso não fica assim não. Com a ajuda de seu coelho Sansão, a dentuça se transforma e mostra a Raiozinho porque é conhecida como “furiosa”.
Orgulhoso por ter conhecido garota tão valente, Raiozinho torna-se amigo de toda a turma e promete a seus novos amigos uma linda história em cordel para ilustrar os momentos que marcaram o início desta bela amizade.
Serviço:
Sessão de Autógrafos com Mauricio de Sousa
31 de agosto de 2013
Mauricio de Sousa: das 11h às 13h / Personagens – Mônica e Cebolinha: das 11h30 às 12h
Serão distribuídas 150 senhas no dia do evento
XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Riocentro
Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca – RJ
Estande da Editora Melhoramentos: Pavilhão Azul – Stand – H04/I03
da Redação A Toupeira