A Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega à sua 23ª edição repleta de novidades para o diversificado público que marca presença no local.
Em plena era dos já aclamados e-books é interessante notar o quanto os livros de papel ainda são populares. De publicações coloridas e didáticas nas mãos dos pequenos, passando por sagas românticas e fantásticas adoradas por jovens, até obras direcionadas a cursos superiores, há espaço – e compradores – para todos os gêneros.
Essa democracia não fica restrita apenas aos temas das obras. Também dá para conquistar todos os tipos de bolsos, já que é possível encontrar livros a partir de R$ 2,00, além de várias promoções bastante convidativas.
Como em anos anteriores, a dica é ir com consciente de que, acima de qualquer coisa, é preciso ter paciência para andar pelos corredores sempre lotados do Pavilhão do Anhembi. Filas dão o tom ao passeio e surgem em todos os momentos, seja para entrar em um estande, usar o banheiro ou comprar algo na Praça de Alimentação.
Ainda assim, a animação da grande maioria do público é notória nos sorrisos dados ao vivo ou registrados na febre das selfies tiradas com os celulares. Ainda mais quando se descobre a real possibilidade de encontrar entre os presentes, zumbis, dragões, piratas e protagonistas de games, desenhos animados e HQ’s.
A programação do evento inclui diversas sessões de autógrafos, palestras e bate-papos com autores, dos mais renomados aos que entram agora no mercado literário.
Então, vista uma roupa confortável, calce um par macio de tênis, pegue sua mochila (para facilitar o transporte dos livros que provavelmente comprará) e entre neste mundo mágico da leitura.
Serviço:
23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 22 a 31 de Agosto de 2014. Segunda a sexta das 9h às 22h; Sábado e domingo das 10h às 22h (*dia 31/08 somente até às 21h)
Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana. São Paulo/SP
por Angela Debellis