“Convenção das Bruxas”: saiba mais sobre a arquitetura cenográfica do filme

O novo filme dirigido pelo diretor vencedor do Oscar Robert Zemeckis, Convenção das Bruxas, segue em cartaz nos cinemas brasileiros. O longa é estrelado pelas vencedoras do Oscar Anne Hathaway e Octavia Spencer, além do indicado ao Oscar Stanley Tucci e o estreante Jahzir Kadeem Bruno.

Para iluminar, captar e, claro, criar os ambientes que o diretor Zemeckis estava imaginando, ele recorreu ao diretor de fotografia Don Burgess e ao designer de produção Gary Freeman, seus parceiros de longa data.

O mobiliário criado para a casa da Vovó, protagonizada por Octavia Spencer, incluiu um conjunto de móveis de madeira pintados de branco, com visual leve e feminino, para o quarto do sótão que pertenceu à mãe do Garoto Herói, decorado com colcha e cortinas típicas da época.

Na sala de estar, uma cozinha de fórmica cromada deu à casa uma sensação genuína da época. Na verdade, quase todas as peças da casa da vovó eram originárias do Sul dos Estados Unidos, e a equipe de design ficou emocionada ao saber que o set de filmagens lembrou à estrela Octavia Spencer a casa da sua própria avó.

O Grand Orleans Imperial Island Hotel foi construído no estúdio N, um conjunto impressionante de cenários composto do bar, do lobby de recepção, da sala de jantar, da cozinha e das suítes do quarto. Freeman projetou o hotel no estilo de uma mansão sulista, uma imponente estrutura de antebellum com pilares enormes, grandes varandas, trapeiras e empenas, dando ao lugar uma sensação gótica ligeiramente assustadora e profunda.

Robert Zemeckis também pediu a Freeman para dar ao salão de baile – a localização dos mais nefastos acontecimentos da história – uma atmosfera assustadora, sinistra e intimidadora. A equipe de design utilizou cada pedacinho do cenário para deixar ainda mais opressivo o ambiente, decorando-o com enormes e magníficos murais, pintados por um artista de rua no estilo de Thomas Hart Benton, pintor do século 20 que retratava cenas romantizadas do Sul rural.

O quarto 666 – apropriadamente a suíte da Grande Rainha Bruxa interpretada por Anne Hathaway foi outra criação e construção imponente. Um espaço glamuroso e elegante, com uma paleta de cores baseada no rosa empoeirado e sem saturação, para dar um efeito ao mesmo tempo intimidador e sedutor.

Decorado com tecidos adamascados, móveis dourados e brancos, espelhos dourados e console, e luzes de parede superdimensionadas, esse espaço cênico tinha algo do Palácio de Versalhes na sua concepção. Para a decoração, inclusive, muitas peças foram importadas da Farley, uma das mais famosas casas do ramo de Londres.

Outros sets criados para o filme foram: o local do acidente em uma estrada rural cheia de neve de Chicago; o Chicago South Shore Hospital, onde a Vovó vai buscar o Garoto Herói após o acidente; e uma loja de esquina, que deu um certo trabalho.

A equipe de decoração responsável pela loja precisou acomodar 300 produtos diferentes para forrar as prateleiras, como alimentos em caixas e latas, ferramentas agrícolas, aviamentos, sementes de flores e legumes, tudo nas embalagens originais da década de 1950, bem como ferramentas, jogos infantis e um conjunto admirável de 300 lanternas da época, fornecidas por um colecionador privado norte-americano.

Fora do Warner Bros. Studios Leavesden houve ainda filmagens em locações, das quais duas se destacam: no Goldmiths’ Hall, em Londres, e em Virginia Water, em Surrey, Inglaterra. Era importante dar ao hotel uma verdadeira sensação de escala grandiosa do seu exterior, que a produção foi capaz de captar no Goldsmiths’ Hall, suntuoso edifício da capital inglesa, que serve de escritório de reuniões e sede da Associação de Ourives de Londres (London’s Goldsmith Guild), a Worshipful Company of Goldsmiths. Uma das primeiras empresas de confecção de fardas e trajes oficiais de Londres está em atividade neste mesmo prédio desde 1339.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Seattle Supersonics já está no Brasil para tour histórica do “Tribute of Nirvana” Seattle Supersonics já está no Brasil para tour histórica do “Tribute of Nirvana”
Aniversário de 200 anos do autor da primeira HQ do Brasil é destaque em mostra na Biblioteca Nacional Aniversário de 200 anos do autor da primeira HQ do Brasil é destaque em mostra na Biblioteca Nacional
Editora Estação Liberdade anuncia o lançamento de uma coletânea bilíngue de contos de Franz Kafka Editora Estação Liberdade anuncia o lançamento de uma coletânea bilíngue de contos de Franz Kafka
Assassin’s Creed Mirage já está disponível na Steam Assassin’s Creed Mirage já está disponível na Steam
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.