Crítica: “A Jornada de Jhalki”

É provável que você já tenha ouvido falar ou até mesmo já tenha assistido a algum filme indiano, afinal, a indústria cinematográfica indiana é responsável por mais de 1500 filmes anualmente. Bollywood é concorrente direta de Hollywood, com seus grandiosos estúdios e com todo glamour da versão ocidental.

Entretanto, o cinema indiano vai muito além de “Quem quer ser um milionário” (Slumdog Millionaire), e filmes de três horas. “A Jornada de Jhalki” (Jhalki aka 150 Million Magical Sparrows) é o exemplo perfeito disso. A produção premiada mundo afora aborda um tema delicado e é inspirada em acontecimentos reais.

Na trama, Jhalki (Aarti Jha) teve seu irmão mais novo, Babu (Goraksha Sakpal), vendido pela mãe para custear o tratamento médico do marido. A menina foge de seu vilarejo para resgatar o menino, contudo são separados logo nos primeiros instantes.

A narrativa é construída sob um conto da busca implacável de um pássaro por alguém que o ajudasse a salvar seu pequeno grão, desta forma Jhalki representa o pássaro e seu irmão é o tesouro que o pardal tentava reaver.

Pelo caminho, nossa pequena protagonista tem que driblar diversos contratempos, afinal é uma menina de nove anos perdida nas ruas de uma grande cidade indiana. Além disso, ela também enfrenta a corrupção enraizada do sistema.

Outro fato chocante é que o thriller é uma denúncia do destino que assola milhares de crianças, onde, apesar de ilegal em todo planeta, ainda existem menores em condições análogas à escravidão.

É uma daquelas histórias que nos mostram que a esperança e a perseverança sempre vencem no final, e que em algum lugar sempre tem um ser humano que não nos deixa desistir de acreditar no amor universal, no coletivo.

Como é o caso de Kailash Satyarthi, ativista pelos direitos infantis e ganhador do Nobel da Paz em 2014. Ele já libertou centenas de milhares de crianças e suas histórias inspiraram o roteiro de Tanvi Jain e Kamlesh Kunti Singh.

Dirigido por Brahmanand S. Singh, o drama é um bom filme – não espere atuações fantásticas ou carregadas de emoção, mas crianças cumprem bem seus papéis, dentro do ensaiado. O maior nome do elenco é Boman Irani, que interpretou Kailash.

“A Jornada de Jhalki” estreia hoje na plataforma de streaming Cinema Virtual e é uma boa pedida para quem quer sair do mais do mesmo. Confira.

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

https://www.youtube.com/watch?v=4QQp97hLGr4&feature=youtu.be

*Título assistido via streaming a convite da Elite Filmes.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

Telecine Cult exibe especial “Dia da Visibilidade Trans” e aquecimentos para grandes estreias do cinema Telecine Cult exibe especial “Dia da Visibilidade Trans” e aquecimentos para grandes estreias do cinema
Três opções de audiobooks gratuitos para consumir nessas férias Três opções de audiobooks gratuitos para consumir nessas férias
Atrium Shopping realiza primeira campanha de doação de sangue de 2025 Atrium Shopping realiza primeira campanha de doação de sangue de 2025
Cinco dicas para renovar o ambiente em 2025 Cinco dicas para renovar o ambiente em 2025
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.