Bang! Baroom! Baruum! Buá! A imitação de um som com fonema ou palavra é chamada de onomatopeia. As palavras citadas acima correspondem a ações como: tiro, raios, trovões e choro. Ruídos, gritos, canto de animais, barulhos de máquinas ou os sons da natureza fazem parte deste universo.
Em “Tem trem na linha”, a paulistana Rita Nasser convida o pequeno leitor a embarcar numa viagem para aprender mais sobre como as palavras podem imitar um som. O livro, que é uma publicação da Editora Mundo Mirim, tem como personagem principal um trem. A história mostra diversas paisagens (naturais, rurais e urbanas) e como a passagem do veículo modifica a vida das pessoas.
Todas as vistas exibidas ao longo do caminho feito pelo trem são brilhantemente ilustradas pela gaúcha Carla Pilla, que há mais de sete anos empresta seus delicados traços e colore os livros infantis. Ao longo da narrativa, a passagem do tempo (das horas e das estações do ano) também é bem representada na obra, assim como as chegadas e despedidas que a viagem proporciona.
Além de ensinar a língua portuguesa de uma forma alegre, a obra também desperta a imaginação das crianças, fazendo com que elas se idealizem dentro do trem, aproveitando a viagem. A autora Rita Nasser apresenta um mundo de novidades ao avistar o horizonte da janela do vagão. São muitos sons, muitas cores e formas: a tempestade barulhenta, os passarinhos cantando, os campos verdes, o céu azul (ou cinza de chuva!) e as nuvens branquinhas.
Ficha Técnica:
Título: Tem trem na linha
Editora: Mundo Mirim
Ilustração: Carla Pilla
Autora: Rita Nasser
I.S.B.N.: 978-85-617-3057-4
Formato: 22×20
Indicação Sugerida: Pré-leitor (até 6 anos)
Número de Páginas: 32
Preço: R$ 29,90
da Redação A Toupeira