Hoje (03 de maio) foi dia de conhecer a exposição “Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N.”, que chega a São Paulo, em instalação montada no Parque Villa Lobos. Além de fazer o tour pela atração, também acompanhamos a Coletiva de Imprensa do evento, da qual participaram José Vinícius Toro (Diretor de Produção), Francesca Brow Alterio (Diretora de Festivais e Marketing da Time For Fun), Reginaldo Ligeiro Mendes (Superintendente de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da BrasilPrev) e Tomás Carrasco Abusleme (CEO da Be Fun).
Todos afirmaram a intenção de proporcionar uma experiência interativa e que seja agradável não só para os fãs prévios que vão notar todas as referências, mas para famílias em geral. A exposição existe há 10 anos, já passou por várias cidades (incluindo Londres, Nova York, Seul, Las Vegas, Toronto e Santiago) e chega de forma inédita ao país, devido ao alto engajamento do público brasileiro com o conteúdo da Marvel. Também destacaram a importância de se fazer algo que conseguisse abranger os principais nomes da Editora, em especial a base criada pela formação original dos Vingadores (vista no longa que deu início a esse vasto universo cinematográfico em 2012).
Sobre a interatividade proposta pelo evento, deixaram clara a preocupação com rígidos protocolos de higienização de objetos cenográficos, aos quais o público terá acesso em suas visitas – o que é sempre válido e importante (independente de períodos pandêmicos), uma vez que serão milhares de pessoas acessando as mesmas peças em diferentes momentos.
Assim como na Coletiva de “Parque do Terror”, foi confirmado o propósito de se trazer outras ações voltadas à família, baseadas em ícones da cultura pop em geral. Não há nenhuma informação sobre eventos futuros, por enquanto.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Fãs da Marvel! Avante!
Assim que adentramos a “Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N.”, somos recebidos como recrutas que buscam tornarem-se Vingadores. Para isso, passaremos por um intenso treinamento, que inclui saber um pouco mais sobre os icônicos personagens que formam o aclamado grupo de heróis.
Qual o material que compõe o escudo de Steve Rogers / Capitão América? Como a radiação modificou o cérebro de Bruce Banner para que ele se transformasse no Hulk? Quais são as armas utilizadas pelos principais vilões desse universo cinematográfico? As respostas para essas e outras questões serão encontradas durante a visitação.
Os ambientes são divididos por personagens / franquias, o que facilita na hora de escolher seus favoritos. Cada sala conta com atrações interativas e é possível registrar momentos únicos com itens cenográficos como o Mjölnir e o Rompe Tormentas de Thor, as mãos em tamanho real do Hulk, a moto de Bucky Barners / Soldado Invernal e o escudo do Capitão América (peça também representada oficialmente pela original vista nas telonas).
Os figurinos de vários personagens podem ser vistos em detalhes e mostram o cuidado que há na hora de sua confecção, a fim de criar uma identidade única para cada herói / vilão. Seja por predileção individual ou por motivos coletivos (como a perda de Chadwick Boseman – ator que interpretava o papel de T’challa / Pantera Negra – ou a comoção nas redes que contribuiu ainda mais para o destaque de Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate – papel de Elizabeth Olsen nos cinemas e televisão), a verdade é que é emocionante ver tais vestimentas – sejam originais ou réplicas autorizadas pela Disney / Marvel de perto, ainda que, obviamente, por trás de vitrines de vidro.
Também vale dizer o quão bacana é perceber o quanto houve de zelo na hora de se criar detalhes que façam jus às características de cada personagem. Um dos meus preferidos foi a simulação de formigas correndo pelo chão da tenda onde a exposição está montada, que se movimentam de acordo com os passos dos visitantes, para indicar o caminho até o uniforme de Scott Lang / Homem-Formiga. Simples e ao mesmo tempo, incrível.
O tour completo – incluindo a passagem por todas as salas, a participação em games (individuais e coletivos) e a possibilidade de fazer fotos bem bacanas – sejam com itens, figurinos ou estátuas realistas de todas as armaduras do Homem de Ferro (da primitiva Mark 1 à belíssima Hulkbuster) e do temível Thanos (esta, pesando cerca de 800 quilos) pode ser realizado em cerca de 60 minutos. Grupos de 20 a 25 pessoas entram a cada 15 minutos, mantendo as ambientações constantemente ativas.
Para auxiliar o público, há monitores em cada ambiente, explicando o funcionamento das atrações interativas e dando informações sobre o conteúdo geral. Lembrando que o espaço é totalmente acessível e que há um protocolo especial voltado ao autismo (já que há utilização de elementos audiovisuais). Também conta com recursos para audiodescrição e libras.
Na saída, é possível conhecer a loja com produtos licenciados da Marvel, que vão de itens de colecionador a fantasias (adulto e infantil), passando por livros, camisetas, bonés e canecas. Lá, também é possível garantir um crachá personalizado para mostrar que você passou com êxito por todos os níveis de treinamento e agora é um Vingador (essa é uma das peças mais legais e vale a pena garantir a sua como uma ótima recordação).
Dicas Finais para melhor aproveitamento do passeio:
– Respeite o direito de todos. Quem está no evento, assim como você, também quer registrar o momento (com fotos ou vídeos). O tempo é limitado, então, não seja o causador de filas desnecessárias geradas pela demora em desocupar os cenários.
– Siga as orientações dos monitores. Há profissionais servindo de guia por todo o caminho e ouvir suas solicitações garante o ritmo adequado para que o grupo possa ter um bom entretenimento.
Crédito das fotos: Angela Debellis.
por Angela Debellis