Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa de “Circo Turma da Mônica”

Uma das figuras mais icônicas dos quadrinhos nacionais completou 60 anos em março. Mas, a celebração se estenderá por um ano e vão de ações envolvendo um coelhinho azul gigante no topo de um prédio, a publicações dos mais diversos materiais comemorativos em edições especiais.

É claro que estamos falando da Mônica, criação máxima do cartunista Mauricio de Sousa, que se baseou em sua própria filha para conceber a personagem que faz parte de uma imensa turma, cujo número total ultrapassa a marca de 400 personagens.

E nós, do A Toupeira, também fazemos parte dos festejos. Hoje pela manhã, participamos da Coletiva de Imprensa de “Circo Turma da Mônica”, espetáculo que fará uma curta temporada no Teatro Bradesco em São Paulo, de 1º a 30 de julho, seguindo para o Rio de Janeiro para apresentações a partir de 12 de agosto. Inicialmente, outras cidades não foram confirmadas, mas há interesse em se ampliar os locais que receberão o show.

O evento exclusivo para imprensa contou com a presenças pra lá de especiais de Mauricio de Sousa, Mônica Sousa, Mauro Sousa e parte da equipe técnica encarregada de transformar ideias em realidade em cima do palco.

Além de saber mais sobre a peça teatral, também pudemos assistir a três atos e descobrir que ainda existe muita coisa para se mostrar, contar e aproveitar quando se pensa na dentucinha mais amada do Brasil.

Principalmente, se pensarmos no chamado “Mônicaverso”, que tem como intuito juntar em um mesmo espaço, várias versões, incluindo a que fez sua estreia em 03 de março de 1963 (em uma tirinha do Cebolinha), a Mônica Jovem (grande sucesso nas revistas e que logo chegará às telonas em live-action) e a Mônica Toy, que conseguiu, com sucesso, levar a fofura extrema vista no YouTube para os palcos do teatro.

Como o próprio nome da produção indica, o tema é o circo e suas tradicionais atrações, mas com uma pitada que traz modernidade e ineditismo aos atos. Isso é parte da proposta atual da Mauricio de Sousa Produções, que visa ampliar as possibilidades de seus trabalhos, através da inclusão e diversidade.

Quando questionados por nosso colega Clóvis Furlanetto, Editor-Chefe do site parceiro, CFNotícias, Mauricio e Mauro Sousa afirmaram que essa postura é uma das responsáveis pelo longevo sucesso dos integrantes da Turma, que seguem relevantes, mesmo em uma sociedade na qual a oferecimento crescente e ininterrupto de conteúdo ajuda no esquecimento quase imediato de figuras que alcançam o sucesso, com a mesma velocidade que são deixadas para trás.

Existe uma nítida preocupação em atualizar os conteúdos oferecidos – seja pela plataforma que for – quadrinhos, teatro, tv, cinema – para alinhar-se a pensamentos da sociedade em geral nos dias de hoje, mas sem que isso modifique a essência dos personagens que conquistam gerações há décadas. O encontro desse equilíbrio se faz fundamental para que públicos de idades variadas sintam-se à vontade para continuar consumindo o conteúdo.

Mauricio de Sousa afirmou ter o mundo circense em grande conta, desde sua infância, quando seu pai prestou trabalhos para um circo, no qual o acompanhava, sempre podendo conferir de perto a rotina dos artistas e assistir aos espetáculos gratuitamente. Assim como relembrou momentos passados junto aos pais, como a ocasião em que sua mãe o ensinou a ler, graças a um gibi que ele encontrou descartado na rua e que despertou seu grande interesse pela leitura.

A aniversariante Mônica Sousa mostrou-se bastante emocionada ao assistir às partes da apresentação junto aos jornalistas, e até aquele momento, mantidas em segredo por seu irmão Mauro. E garantiu que vem muito mais por aí, incluindo um avião customizado com o tema “Mônica 60”, sobre o qual não se pôde dar mais informações para não estragar as surpresas.

À frente da Direção e Produção Geral do evento, Mauro Sousa estava muito empolgado com a recepção positiva do público, de seu pai e irmã, a todo momento falando com grande carinho sobre o cuidado dispensado em cada etapa da execução do espetáculo.

Entre os profissionais da equipe técnica que deram breves depoimentos sobre seus trabalhos, o mais emocionante foi o de Marcelo Sousa, responsável pela Direção Musical, cujo pai também deixou sua marca ao realizar o mesmo tipo de função, em produções anteriores, mostrando que o talento vem de família.

Vale a pena conferir e fazer parte da celebração do “Mônica 60”.

Crédito das foto: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Teatro

You might like:

Crítica: “Charlie em Ação” Crítica: “Charlie em Ação”
Chef ensina como aproveitar sobras da ceia de Natal Chef ensina como aproveitar sobras da ceia de Natal
Crítica: “Sonic 3 – O Filme” Crítica: “Sonic 3 – O Filme”
Crítica: “O Auto da Compadecida 2” Crítica: “O Auto da Compadecida 2”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.