Direto da Toca: Fomos à Horror Expo 2023 e contamos o que há de melhor no evento

Depois de um hiato de quatro anos (fora a experiência virtual de 2020), acontece, nesse fim de semana, a segunda edição presencial da Horror Expo. O evento, como o próprio nome indica, é voltado aos fãs de conteúdo de horror / terror, gênero bastante consumido, seja em qualquer plataforma (cinema, televisão, literatura, HQ’s , games ou teatro).

A maior novidade em relação à edição de 2019 é a mudança de local. Em 2023, as atividades ocorrem no Pro Magno Centro de Eventos e há uma boa utilização do espaço, que abrange o palco principal (no qual ocorrem os shows musicais e os principais painéis), estandes – de venda de produtos e atrações variadas – e a Praça de Alimentação.

O que há de melhor:

Painéis com nomes internacionais

Neste primeiro dia, duas personalidades estiveram presentes e deram um show de simpatia: Miko Hughes, ator que interpretou o pequeno Gae Creed em “Cemitério Maldito” (de 1989) falou sobre sua participação no clássico baseado na obre de Stephen King, afirmando que, embora seja seu trabalho de maior destaque, pouco se lembra de tê-lo realizado, uma vez que tinha apenas dois anos na época.

Miko também esteve no elenco do longa de 1994, “O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger”, sétimo capítulo da franquia estrelada por Robert Englund, e afirmou que ficou com muito medo durante as gravações (nas quais interpretou Dylan Porter), mas que depois este se tornou seu filme favorito.

Quem também compareceu à Horror Expo 2023 foi o parapsicólogo, professor, palestrante e diretor do The Warren Legacy Foundation for Paranormal Research, Chris Mckinnell. Ele é neto de Ed e Lorraine Warren, casal de investigadores paranormais, cujo trabalho ganhou ainda mais visibilidade após a realização da franquia “Invocação do Mal” – a partir da qual, vários spin-offs já foram lançados. Junto a ele, uma réplica da icônica Annabelle (obviamente, a boneca original segue mantida em local seguro).

Chris falou sobre como sua infância já foi marcada pelo trabalho dos avós (chegando a chamar Annabelle de “irmã”, já que ela faz parte de sua história desde que ele tinha três anos). E contou algumas passagens curiosas, como o fato de parte dos artefatos que estão no Museu Warren serem apenas decorativos, uma vez que seu avô Ed também colocava peças que achava visualmente interessantes nas prateleiras.

Para fechar, contou sobre seu trabalho à frente da The Warren Legacy Foundation for Paranormal Research, organização sem fins lucrativos, que atualmente tem cerca de mil médiuns em sua equipe, prestando atendimento gratuito a pessoas do mundo inteiro.

Estandes com produtos variados

Na área de vendas é possível encontrar produtos diversos, com preços que devem atender a todos os bolsos. De patches de roupa a sacolas temáticas, passando por box de DVDs / Blu-Rays e acessórios / máscaras e camisetas, é possível encontrar itens de produções de todas as épocas do gênero terror, das clássicas às mais modernas.

Em alguns estandes existe a possibilidade de fazer encomendas posteriores com temas específicos e, os vendedores, no geral, têm ótimas histórias a contar sobre suas mercadorias (desde a confecção ao significado de cada peça).

Importante ressaltar que alguns vendedores não trabalham com cartão crédito / débito, apenas com dinheiro ou PIX.

Escape Game

Em parceria com a Escape Time, o evento oferece o Pocket Game gratuito, Fuga do Pesadelo. Com duração de até quinze minutos, cada partida é disputada por grupos de quatro integrantes (formados a partir da ordem das pessoas na fila).

Na trama – simples devido ao tempo reduzido, mas muito interessante e bem montada -, os jogadores precisarão unir forças para escapar, a tempo, de dentro de um pesadelo, ou ficarão lá para sempre.

Junto ao companheiro de equipe Escapers Divertidos e Editor do site CFNotícias, Clóvis Furlanetto, fiz parte do primeiro quarteto que encarou o desafio (os outros jogadores também já tinham experiências prévias em jogos de fuga). Saímos do espaço temático em 6 minutos e 15 segundos.

Vale dizer que a fila da atração é a mais demorada (até pelo fato de cada partida poder durar até 15 minutos), mas vale muito a pena, tanto para quem nunca jogou, quanto para quem já conhece esse tipo de atividade.

Labirinto do Medo

Outra atração que é preciso enfrentar fila, se quiser conhecer, é o Labirinto do Medo, espaço gratuito que conta com alguns ambientes temáticos, pelos quais grupos de cinco pessoas entram de cada vez.

Dentro do local é possível fotografar (sem flash), mas por ser demasiadamente escuro e por ser necessário manter certo ritmo ao fazer o trajeto, o melhor mesmo é apenas aproveitar para observar a cenografia e tomar cuidado para não se assustar com os personagens (interpretados por atores ao vivo) que se fundem a figuras cenográficas.

Ativações variadas

Duas distribuidoras cinematográficas marcam presença no evento: no estande da Diamond Films, quem fizer um vídeo na plataforma 360° ganha ingresso para assistir ao filme “O Jogo da Invocação”, que chega aos cinemas em 30 de novembro.

E quem não teve conseguiu fazer seu registro na Brasil Game Show, terá mais uma oportunidade, já que a Universal Pictures traz de volta o cenário de “Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim”, um dos grandes sucessos do ano nas telonas.

Ainda há opções pagas à parte – como maquiagens temáticas e tiro ao alvo – , e os já famosos Meet & Greets, nos quais é possível tirar fotos, comprar produtos oficiais e pegar autógrafos das personalidades.

Quem gosta de música também poderá acompanhar shows ao vivo, com bandas nacionais e internacionais.

Para fechar, com um tema tão rico quanto o terror, é fácil imaginar que há muitos cosplays andando pelos corredores. O que deu para perceber é que as franquias mais antigas como “A Hora do Pesadelo”, “Halloween”, “Sexta-Feira 13”, “Brinquedo Assassino”, “O Massacre da Serra Elétrica” e “Hellraiser” continuam entre as favoritas, assim como o clássico “O Exorcista”.

Mas também há espaço para títulos mais recentes, como “A Noiva Cadáver”, “Wandinha” (a versão da série estrelada por Jenna Ortega) e “A Freira” (com “A Freira 2” tendo estreado recentemente no streaming, Valak se tornou ainda mais popular entre os fãs).

Amanhã, 05 de novembro, acontece o segundo dia da Horror Expo e a programação completa você confere no site oficial.

Lembrando que o evento é acessível a pessoas com deficiência e que todos podem pagar o valor de meia-entrada, contanto que levem um quilo de ração para cães ou gatos (em pacote original e lacrado – não serão aceitas embalagens com produtos a granel) a ser entregue na entrada do evento. Toda arrecadação será revertida à Ampara Animal. Dá para economizar e fazer o bem ao mesmo tempo.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Crítica: “Charlie em Ação” Crítica: “Charlie em Ação”
Chef ensina como aproveitar sobras da ceia de Natal Chef ensina como aproveitar sobras da ceia de Natal
Crítica: “Sonic 3 – O Filme” Crítica: “Sonic 3 – O Filme”
Crítica: “O Auto da Compadecida 2” Crítica: “O Auto da Compadecida 2”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.