São Paulo oferece uma vasta gama de opções culturais e de lazer, muitas delas sem custo, para seus moradores e turistas. A cidade, reconhecida pela diversidade de atrações, não exige grandes gastos para garantir diversão de qualidade.
De exposições e shows a parques e trilhas, há alternativas gratuitas que atraem diferentes públicos. Para quem visita São Paulo durante a Bienal do Livro, que acontece de 06 a 15 de setembro, há ainda mais oportunidades de enriquecer o roteiro sem gastar nada. Veja algumas sugestões imperdíveis e aproveite o melhor da capital:
Seminário Internacional Biblioteca Viva
A “inteligência a serviço da inteligência” é parte do tema da mesa-redonda que abre as discussões sobre “Inteligência Artificial: Caminhos para inovação, colaboração e inclusão”, eixo que norteará toda a programação do 15º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo e no dia 12 de setembro, na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e pela SP Leituras, o objetivo do encontro é proporcionar reflexões sobre os desafios contemporâneos, fomentar a troca de experiências com quem advoga a favor das bibliotecas, além de permitir a apresentação de ideias criativas apoiadas na inovação da tecnologia para fortalecer esses espaços de cultura e conhecimento.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente aqui. Vale destacar que quem participar do Seminário poderá – mediante inscrição antecipada – garantir transporte direto para a Bienal do Livro.
Biblioteca de São Paulo (pertinho da Bienal) e Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos são mais do que espaços dedicados à leitura. Elas oferecem programações para toda a família, incluindo atividades lúdicas e educativas nas brinquedotecas. Além disso, esses espaços são um verdadeiro convite para se desligar um pouco da correria do dia a dia e aproveitar bons momentos em um ambiente agradável e acolhedor.
Com um acervo completo de livros para todas as idades, as bibliotecas ainda contam com espaços de leitura e estudo, teatro e até mesmo espaços verdes para um piquenique em família. O objetivo é proporcionar experiências únicas aos visitantes, incentivando o hábito da leitura e da cultura em um ambiente descontraído e divertido.
Biblioteca de São Paulo: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP
Biblioteca Parque Villa-Lobos: Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
BibliON
A BibliON, uma biblioteca digital gratuita. O acervo inicial já oferecia mais de 15 mil títulos, e desde então a iniciativa vem expandindo sua coleção, que agora ultrapassa 17 mil obras. O serviço é acessível a todos os membros da comunidade e oferece uma ampla variedade de livros para leitura online, além de inúmeras atividades culturais, como podcast, oficinas, bate-papos e clube de leituras, tornando a leitura acessível à população.
A disponibilização dos títulos em plataformas digitais de empréstimo permite que, por um lado, qualquer pessoa com conexão à Internet (seja no computador ou de forma móvel, em celular ou tablet) possa se conectar ao acervo e, depois, desfrutar da leitura sem necessidade de estar conectado – inclusive beneficiando-se de recursos de acessibilidade.
Por outro, propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Acesso gratuito aqui.
Viagem Literária
A Bienal pode ter acabado, mas a leitura continua. O Viagem Literária está pronto para levar os participantes a uma jornada encantadora pelo mundo dos livros, onde histórias ganham vida e a imaginação voa sem limites.
Até outubro, 67 bibliotecas de 66 municípios paulistas realizam a 16ª edição do programa, que é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação visa estimular a leitura, a literatura e a valorização das bibliotecas públicas, buscando promover o prazer de ler e incentivar o uso desses importantes espaços culturais.
De 02 a 27 de setembro, acontece o módulo virtual Clubes de Leitura: Prêmio São Paulo de Literatura. Esta etapa visa garantir o acesso à literatura como um direito humano fundamental, além de oferecer apoio às equipes das bibliotecas na preparação dos participantes para o próximo módulo.
Destaque para as coordenadoras Janine Durand e Luciana Gerbovic, com outras mediadoras parceiras, que lideram 67 atividades virtuais voltadas para adolescentes, jovens e adultos interessados em participar desses clubes de leitura tão estimados.
Por fim, de 1º a 25 de outubro, a jornada culmina no esperado módulo Encontros com Escritores: Prêmio São Paulo de Literatura. Este momento tem como objetivo principal valorizar e resgatar a memória desse prêmio significativo para a literatura brasileira contemporânea.
Autores renomados – como Aline Bei, Claudia Lage, Cris Judar, Cristovão Tezza, Débora Ferraz, Ignácio de Loyola Brandão, Mariana Salomão Carrara, Maurício de Almeida e Micheliny Verunschk, entre outros – que marcaram história nesta premiação, compartilham suas experiências em 134 encontros especiais com o público. Aqui há mais detalhes sobre o programa e bibliotecas participantes.
E caso passe pela Bienal, não deixe de conferir a participação da SP Leituras (OS de cultura), por meio de seu Diretor Executivo, Pierre André Ruprecht, nas palestras e conversas que prometem trazer insights valiosos sobre a promoção da leitura e a importância das bibliotecas na sociedade contemporânea.
Biblioteca Digital: acessibilidade, formação de leitores, conexões com o mercado editorial
Papo de Mercado. Sábado, 14 Setembro, 12h – 12h50
Papo de Mercado. Domingo, 15 Setembro, 16h – 16h50
Quem vem primeiro o suporte ou o conteúdo? E o livro digital com isso?
Praça de Histórias. Sábado, 07 Setembro, 19h – 20h15
da Redação A Toupeira