A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), que reúne as principais editoras de livros escolares do Brasil, lançará o Anuário 2024, no dia 06 de setembro, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A nova edição tem como tema “O desafio da leitura”, e o evento acontecerá no espaço Papo de Mercado, às 17h15.
Na ocasião, será realizado um painel que discutirá a importância da leitura no contexto educacional brasileiro, destacando os desafios enfrentados pelo setor e a necessidade de fomentar o hábito da leitura.
Entre os participantes estão: Pedro Bandeira, autor renomado e reconhecido no cenário da literatura infantojuvenil; Nadja Cezar, Coordenadora-Geral dos Programas do Livros do FNDE/MEC e Secretária-Executiva do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura; Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros; e Maria José Nóbrega, consultora pedagógica do Instituto Vera Cruz. A mediação será de Paulo Camargo, jornalista e editor do Anuário Abrelivros.
Os leitores poderão acompanhar o novo anuário, que aborda, a partir de pesquisas e dados, a perda da competência leitora como um problema de dimensão global, que traz uma série de graves consequências às sociedades contemporâneas.
A publicação também destacará dados gerais da educação no Brasil, além dos números mais recentes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – que distribui livros didáticos e obras literárias às escolas públicas de todo o país – tanto em dimensão nacional, quanto detalhado por estado, contendo o total de exemplares distribuídos, valores das obras, e informações sobre as escolas e alunos beneficiados.
O anuário estará disponível em versão online no site da Abrelivros, e versões impressas serão distribuídas no evento de lançamento, inclusive com versão em Braile.
da Redação A Toupeira