
Crédito: Divulgação
A nova produção do A&E, da franquia “Segredos”, expõe o lado obscuro das repúblicas e fraternidades estudantis, conhecidas como Greek Row, e seu impacto em alguns dos jovens que as integram.
Cada episódio de “Repúblicas de Terror: Os Segredos Obscuros das Fraternidades” (Houses of Horror: Secrets of College Greek Life) traz relatos de como o poder, controle e sigilo das fraternidades podem criar uma dinâmica similar à de uma seita, em um ambiente onde atividades nefastas – do uso de drogas a casos de abusos sexuais – têm espaço para prosperar.
Por meio de entrevistas exclusivas com pessoas envolvidas, como ex-membros das fraternidades e irmandades, familiares, forças da lei e especialistas, a série revela como essas organizações que aparentemente oferecem aceitação e integração para jovens podem levar a consequências a longo prazo, tanto perigosas, como fatais.
Em seis episódios de uma hora, Repúblicas de Terror: Os Segredos Obscuros das Fraternidades apresenta histórias reais de morte, abuso, violência e racismo, e detalha a realidade maligna da vida nas fraternidades e irmandades das universidades, em diferentes regiões dos Estados Unidos.
Entre os casos apresentados estão: um calouro da Universidade de Missouri que foi forçado a beber quantidades excessivas de álcool que o deixaram à beira da morte e uma caloura da Universidade de Minnesota, que se rebelou contra o sistema depois de ser brutalmente abusada sexualmente por um “irmão” da fraternidade.
Ainda, o impacto do crime organizado dentro desses círculos, como o caso de uma rede de tráfico de drogas na Universidade Estadual de San Diego, e a manipulação do poder universitário por meio de organizações secretas como The Machine, que perpetuou estruturas racistas na Universidade do Alabama.
O episódio de estreia, “Bebendo para ser aceito”, relembra a tragédia de Danny Santulli, um estudante da Universidade do Missouri que sofreu danos cerebrais irreversíveis após um rito de iniciação na fraternidade Phi Gamma Delta em outubro de 2021.
Durante a celebração da Pledge Dad Reveal Night, ele foi forçado a consumir quantidades exorbitantes de vodca e cerveja até perder a consciência. Apesar do seu evidente estado de vulnerabilidade, os seus colegas demoraram a socorrê-lo. Quando Danny finalmente chegou ao hospital, ele estava em parada cardíaca.
Após semanas em tratamento intensivo, ele ficou com sequelas permanentes que lhe tiraram a mobilidade, a visão e a fala, deixando-o em uma condição que exige cuidados por toda a vida. O caso dele faz parte de um problema alarmante: desde 2000, mais de 100 estudantes perderam a vida em campi universitários devido a trotes.
Serviço:
Repúblicas do Terror
16 de fevereiro às 22h50 – Estreia
No AMC
Classificação Indicativa: 14 anos
da Redação A Toupeira
comment closed