Nesta terça-feira (25/02), estreia na TV Cultura a 10ª temporada do Cinematógrafo, à 0h15 (de terça para quarta-feira). Em 13 episódios inéditos, o programa abre espaço para explorar a sétima arte, apresentando pontos de vista de críticos e especialistas, além de dicas e curiosidades. Com apresentação de Fernando Tibúrcio, a atração é exibida semanalmente.
Na nova temporada, já no primeiro episódio, o público descobre como as locadoras foram espaços icônicos que transformaram a experiência cinematográfica, levando o cinema para o conforto da sua casa; e os filmes que se tornaram verdadeiros sucessos de aluguel, dominaram as prateleiras e capturaram a imaginação do público, definindo muitas vezes os gostos e tendências cinematográficas da época.
A exibição também traz curiosidades e revela filmes que fracassaram nas bilheterias do cinema, mas encontraram uma nova vida nas locadoras, tornando-se clássicos cult e atraindo uma base de fãs dedicada e fiel. Há ainda detalhes sobre algumas produções que foram diretamente para o vídeo, contornando as telonas e encontrando seu público-alvo nas prateleiras das locadoras e na programação da TV.
Figuras icônicas, como os “balconistas” das locadoras, também ganham destaque nos episódios. Eram esses profissionais que desempenhavam um papel crucial como curadores de filmes, oferecendo recomendações personalizadas e compartilhando seu conhecimento cinematográfico com os clientes. Eles foram professores particulares de cinema e o programa mostra o diretor que revelou como sua paixão pelo cinema nasceu nas locadoras.
As novas tecnologias e a evolução de locadoras para streaming
Franquias, reboots, clássicos revisitados e as diferentes mídias de vídeo também vão ser assunto. A temporada conta como os filmes e as tecnologias evoluíram, e como isso influenciou e mudou o mundo atual.
As locadoras refletem não apenas mudanças na indústria cinematográfica, mas também na sociedade e preferências de entretenimento, assim como o streaming se tornou a nova maneira predominante de acessar filmes.
A série ainda questiona se o streaming é uma evolução nas locadoras para uma versão online, fala sobre o fim das locadoras e como o advento das plataformas on demand mudou a maneira como nos relacionamos com o cinema.
da Redação A Toupeira