
Crédito: Reprodução YouTube
Aconteceu na última terça-feira, 08 de abril, a Coletiva de Imprensa Virtual da Quarta Temporada de “LOL – Se Rir, Já Era!”, com parte do elenco desta edição que contará com integrantes da produtora de vídeos de comédia, Porta dos Fundos.
Participaram do evento virtual, os apresentadores Tom Cavalcante e Júlia Rabello. Além dos comediantes Gregorio Duvivier, Fabio Porchat, Pedro Ottoni, Antonio Tabet, Luellem de Castro, Luciana Paes e Macla Tenório.
Respondendo às questões propostas elos jornalistas, o consenso foi de que a temporada inédita – cujos episódios começam a ser exibidos no Prime Video, a partir desta sexta-feira, 18 de abril – teve como grande diferencial a formação de seu elenco, uma vez que todos os jogadores fazem parte do Porta dos Fundos e têm experiência em trabalhar juntos.
O que significa que, tantos os pontos fortes de cada um, quanto os pontos fracos dos adversários já eram conhecidos. Por um lado, isso foi um elemento importante na pesquisa para a criação dos conteúdos que seriam apresentados na atração. Por outro, tal fato aumentou a necessidade de se pensar em números que fossem engraçados o bastante para fazer os oponentes rirem, sem que o próprio executor fosse traído pelo humor e acabasse rindo também.
Várias táticas para segurar o riso (e, consequentemente, evitar os cartões amarelo e vermelho) foram usadas: de tirar os óculos – a fim de impedir que detalhes fossem vistos -, a treinamentos faciais / mentais antes de chegar ao estúdio para a gravação. Contudo, as improvisações e atitudes aleatórias continuam sendo grandes desafios para se manter sério diante de interações cada vez mais inusitadas.
Em reunião prévia com os roteiristas (cada participante contou com a ajuda de um profissional da área, visando impedir a repetição de números semelhantes), foi definido até que ponto conseguiriam avançar, com o intuito de o humor não ultrapassar a tênue linha do que poderia ser considerado ofensivo.
Tal atitude mostrou-se crucial para o programa manter as características do grupo, no que diz respeito a piadas internas, acidez e críticas sinceras. Ainda mais porque não há como nada ser refeito, é preciso lidar com o que foi apresentado de uma só vez, como em uma apresentação teatral – que, neste caso, tem uma duração de seis horas.

Crédito: Divulgação / Prime Video
Durante a entrevista, ficou nítido o espírito competitivo dos colaboradores. Embora tenham feito questão de exaltar o trabalho de seus colegas de trabalho, também afirmaram ter entrado no jogo para ganhar – o que é muito válido, ainda mais porque o vencedor, além de um troféu, recebe R$ 350 mil reais a serem encaminhados à instituição de sua preferência.
Gravada há exatamente um ano, a temporada deixou marcas nos comediantes que confessaram ainda sentirem certa pressão para não rir diante de situações engraçadas e terem criado associações com objetos como sirenes (cujo som, no jogo, indica que alguém riu e seu punido /expulso da competição).
Sem correr o risco de entrar em spoilers (pois assistimos aos três primeiros episódios), dá para destacar a empolgação de todos com a participação de Narcisa Tamborindeguy (revelada no trailer oficial) promovida por Fabio Porchat, que assumiu o risco dele mesmo ser eliminado, caso risse em algum momento do quadro. E, verdade seja dita: tem que ter muito autocontrole para não rir diante de uma figura tão única quanto esta.
A naturalidade da socialite foi enaltecida por Gregorio Duvivier, que faz uma comparação com o chamado Paradoxo do Comediante, quando os profissionais, com base em estudos. treinamentos e ensaios, tentam ser tão naturais quanto uma criança ou quanto alguém que não está se esforçando para ser engraçado. Exatamente o tipo de humor exercido por Narcisa, cuja graça é inerente.
Spoiler inofensivo: Eu ri (muito) do que tive a oportunidade de ver antecipadamente.
“LOL – Se Rir, Já Era!” – Edição Porta dos Fundos estreia em 18 de abril no Prime Video. Quem quiser fazer um aquecimento, pode conferir as três temporadas anteriores disponíveis na íntegra na plataforma de streaming.
por Angela Debellis
comment closed