Houve um tempo em que as histórias eram centradas no homem comum, que perseguia seus sonhos movido pelo esforço próprio. Um tempo de pin-ups platinadas e valentões topetudos que esbanjavam virilidade montados em suas motocicletas. Foi nessa época que o quadrinhista Aluir Amancio buscou inspiração para criar “Perigo no Circo Sombrio”, álbum em quadrinhos que a Zarabatana Books acaba de lançar.
A HQ acompanha a trajetória do órfão Peri Perilo desde a misteriosa concepção e a vida difícil no orfanato, até encarar a dura rotina no Circo da Madame Charlotte. Lá, Peri encontra uma motivação para a vida, dá os primeiros passos em sua jornada para se tornar o herói Perigo (“o maior astro de filmes de ação do mundo”) e começa a manifestar poderes inexplicáveis.
Sua simplicidade e carisma, somados a doses cavalares de macarronada e exercícios físicos, conquistam a simpatia de todos, em especial da curvilínea Debora Estrela, ao mesmo em tempo que atiçam a competitividade do astro principal do picadeiro, Bono Velox.
Nas palavras do autor, “Perigo no Circo Sombrio resgata o senso de nostalgia, humor, mistério, humor, inocência e romance cada vez mais raros atualmente”. A HQ foi um dos projetos selecionados em 2013 pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Ficha Técnica:
Título: Perigo no Circo Sombrio
Autor: Aluir Amancio
Editora: Zaratana Books
Páginas: 64 (capa e miolo coloridos)
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 36,00
da Redação A Toupeira