“Ainda Estou Aqui” recebe prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no OFTA Film Awards

Crédito: Alile Dara Onawale

“Ainda Estou Aqui” inicia a semana vencendo o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no OFTA Film Awards (premiação concedida pela Associação Online de Filme & TV, formada principalmente por residentes dos Estados Unidos e Canadá) e atingindo um público acumulado de 5,2 milhões de espectadores no Brasil.

Nas bilheterias brasileiras, o longa se destaca ainda por ser o filme mais assistido de todos os tempos em três cinemas de rua: Cine Glauber Rocha, em Salvador – onde o filme teve suas primeiras sessões para o público brasileiro; Cine Passeio, em Curitiba; e Cine Marquise, em São Paulo. A produção é também o 15º maior filme brasileiro de todos os tempos, segundo informações do OCA (Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual) da Ancine.

Internacionalmente, “Ainda Estou Aqui” chegou a sete novos mercados (Argentina, Equador, Espanha, Inglaterra, República Dominicana, Peru e Uruguai), ganhando destaque nas bilheterias e imprensa. Com as sessões de pré-estreia, o longa arrecadou £486,3 mil no Reino Unido/Irlanda, e, segundo o site especializado Screen Daily, é a maior abertura de um filme latino-americano no território, onde é também a maior abertura do ano de um filme em língua não inglesa.

No jornal britânico The Guardian, a produção recebeu a nota máxima (cinco estrelas) de Ideia Wendy, que definiu o trabalho de Fernanda Torres como “uma interpretação de extraordinária inteligência e complexidade emocional”. “Abrangente em seus temas, o filme representa Salles em seu melhor momento,” afirma Wendy.

Em todo o mundo, “Ainda Estou Aqui” já faturou US$ 27,2 milhões, segundo o Box Office Mojo, e acumula mais de 300 mil espectadores na França. Suas próximas aberturas acontecem na Austrália (27 de fevereiro) e Alemanha (12 de março). No próximo domingo, 2 de março, o longa desembarca na cerimônia do Oscar representando o Brasil na categoria de Melhor Filme pela primeira vez na história da premiação, concorrendo também a Melhor Filme Internacional e na categoria de Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Foi também pré-selecionado para três categorias dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano: Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Direção (Walter Salles) e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A cerimônia de premiação ocorre no dia 27 de abril em Madri, na Espanha.

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” vem conquistando crítica e público global. Dos 39 prêmios, sete são de Melhor Filme segundo o Júri Popular: No Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Miami; 48ª Mostra de S. Paulo; Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem, além do prêmio de público pelo Golden Derby.

Sinopse:

Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece.

Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

“Ainda Estou Aqui” recebe prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no OFTA Film Awards “Ainda Estou Aqui” recebe prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no OFTA Film Awards
Assassin’s Creed chega ao Balatro em pacote Friends of Jimbo 4 Assassin’s Creed chega ao Balatro em pacote Friends of Jimbo 4
De Demi Moore a Timothée Chalamet: Confira a lista completa de vencedores do SAG Awards 2025 De Demi Moore a Timothée Chalamet: Confira a lista completa de vencedores do SAG Awards 2025
Shopping Ibirapuera: Banda ao vivo e concurso de fantasias animam o Carnaval das crianças Shopping Ibirapuera: Banda ao vivo e concurso de fantasias animam o Carnaval das crianças
© 1831 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.