O Instituto Plataforma Brasil traz para São Paulo, capital e interior, quatro exposições sobre Anne Frank, a adolescente alemã, de origem judaica, vítima do Holocausto, que morreu aos 15 anos em um campo de concentração. Uma delas é “Anne Frank – Uma história para hoje”, que será inaugurada no dia 06 de setembro, no Clube Hebraica.
Composta por painéis com reproduções fotográficas da 2ª Guerra Mundial, textos e depoimentos, a exposição itinerante internacional pretende estimular a reflexão sobre o valor de conceitos como tolerância, direitos humanos e democracia nos dias de hoje. Isso é feito por meio do detalhamento da história da vida de Anne Frank que, aos 13 anos de idade, escondida com a família em um porão na Holanda para escapar da perseguição aos judeus, relatou em seu diário o cotidiano e as condições de vida naquele espaço. Os registros foram feitos até o dia em que, descoberto o esconderijo, ela e seus familiares foram levados ao campo de concentração, onde Anne morreu aos 15 anos. Seu pai, Otto Frank, único sobrevivente, conseguiu, três anos mais tarde, publicar seu diário, até o momento traduzido para mais de 70 idiomas e lido por cerca de 35 milhões de pessoas no mundo.
Também em São Paulo, está aberta a mostra “Lendo e Escrevendo com Anne Frank”, na Biblioteca Anne Frank, no Itaim Bibi. Nela, uma parte é dedicada ao contexto histórico do período em que Anne vivia, e a outra parte, à produção escrita de Anne.
Ainda na capital paulista, acontece a “Brasil e Holanda, Paz e Justiça” – refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor, no SENAC Santo Amaro, que sob uma perspectiva cronológica paralela entre a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, traz à tona fatos históricos entre Brasil e Holanda.
Em Campinas, “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” acontece no SENAC até o dia 18 de setembro, sendo que a mesma mostra acontece no SENAC Ribeirão Preto até o dia 25 de setembro.
A iniciativa, que integra as ações do Programa Senac de Cultura de Paz e é ministrada em parceria com a Casa Anne Frank, Prefeitura de Amsterdã e Instituto Plataforma Brasil, tem como objetivo a construção de uma memória coletiva sobre as violações de direitos humanos cometidas no passado.
Serviços:
“Anne Frank – Uma história para hoje”
De 06 a 30 de setembro (não haverá exposição nos dias 23, 24 e 25,em função da comemoração do Rosh Hashaná, que é o Ano Novo Judaico). De terça a domingo, das 8h às 20h
Clube Hebraica – Galeria de Arte e Praça Carmel: Rua Hungria 1000, Pinheiros/SP. Telefone: (11) 3818-8880
Visitas monitoradas para grupos: agendar com Lucia Chermont, no e-mail: pesquisaeprojeto@ahjb.org.br ou pelo telefone (11) 2157-4123
Entrada Franca
“Brasil e Holanda – Paz e Justiça”
Até 30 de outubro. De segunda à sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 17h
Centro Universitário SENAC Santo Amaro: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro/SP
Entrada Franca
“Aprendendo com Anne Frank”
De 18 a agosto a 18 de setembro. De segunda à sexta, das 8h às 21h. Sábados das 8h às 14h30
Biblioteca do Senac Campinas: Rua Sacramento, 490 – Centro – Campinas/SP. Telefone: (19) 2117-0600
Entrada Franca
De 25 de agosto a 25 de setembro. De segunda à sexta, das 8h às 21h. Sábados Das 8h às 15h
Biblioteca do Senac Ribeirão Preto: Av. Capitão Salomão 2133 – Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP. Telefone: (16) 2111-1200
Entrada Franca
“Lendo e Escrevendo com Anne Frank”
De segunda à sexta, das 9h às 18h. Sábados Das 9h às 16h
Biblioteca Anne Frank – Rua Cojuba, 45 – Itaim Bibi. São Paulo/SP. Telefone: (11) 3078.6352
Entrada gratuita
da Redação A Toupeira