Aumente o volume: a Audible, criadora e distribuidora líder de entretenimento em áudio de alta qualidade, anuncia o lançamento em áudio de “1984”, a obra-prima distópica de George Orwell.
A adaptação exclusiva em Dolby Atmos chega ao catálogo para assinantes no Brasil a partir de hoje, 04 de abril, mesma data em que o protagonista Winston Smith começou a escrever em seu diário, na história de “1984”.
Este novo Audible Original apresenta, em seis episódios, uma experiência sonora imersiva com um elenco renomado, que inclui Lázaro Ramos interpretando Winston Smith, Alice Carvalho, como seu par romântico Julia Bello, Mateus Solano, como o misterioso, sedutor e perigoso O’Brien e a participação especial de Milhem Cortaz, como O Grande Irmão.
A dramatização para o áudio de “1984” da Audible foi escrita pelo britânico Joe White, que permaneceu fiel ao texto original do autor, inclinando-se para o horror do cenário distópico, enquanto se aprofunda na história de amor de Winston e Julia, que vivem em um mundo onde amor e sexo são proibidos, e são os últimos amantes na Terra.
Com direção brasileira de Lena Horn e Roberto Bürgel, a produção de elenco, gravação e edição é da Alma Sintética Companhia de Arte. A música original é de Matthew Bellamy (Muse) e Ilan Eshkeri, com execução da Orquestra Metropolitana de Londres, gravada nos estúdios Abbey Road.
A atmosfera sonora foi criada para ser um eco assustador de um futuro sobre o qual Orwell nos alertou e que representa um reflexo de nossas trajetórias sociais atuais.
Lançado originalmente em 1949, em um período pós-Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria, “1984” reflete preocupações com regimes totalitários e o controle estatal. A narrativa em áudio promete trazer à vida o enredo envolvente que se passa em Oceania, um Estado totalitário liderado pelo “Grande Irmão”, onde a liberdade individual é suprimida e a história é reescrita para servir ao Partido.
O texto estabelece paralelos com contextos de polarização política que ameaçam a democracia, ascensão de populismos e questões relacionadas à vigilância digital.
“O Audible Original ‘1984’ representa uma nova forma de se consumir essa obra, que ao longo das últimas décadas se tornou uma das mais influentes do século 20. Mesmo quem já leu o livro no formato físico ou digital, ou já escutou o audiolivro disponível na Audible, narrado pelo ator Otávio Muller, agora terá a oportunidade de ouvir a história contada com riqueza sonora, cenas intensas de amor e dor, e nas vozes de artistas brasileiros consagrados. É uma experiência imersiva inédita, emocionante e envolvente para quem deseja se aprofundar ainda mais no universo de Orwell”, afirma Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil.
Alice Carvalho, no papel de Julia, diz: “A Julia é uma personagem muito interessante e controversa, o que é algo que adoro. Ela não é uma mocinha. Outros fatores que me atraem muito neste projeto são os colegas de elenco e a honra de ocupar um espaço na versão em português, que na adaptação em inglês havia sido ocupado por Cynthia Erivo, uma atriz que muito admiro”.
Lázaro Ramos, que interpreta Winston, declara: “Esse poder que o George Orwell teve de antecipar tendências e de trazer alertas mostra o quanto esta é uma obra atemporal, pois continua falando sobre nós, sobre o sistema de poder, sobre como a gente lida com os nossos medos e os nossos desejos e como os sistemas totalitários continuam tentando se fazer presentes. Além de, particularmente para mim, ter uma mensagem muito poderosa, que é a de falar mais uma vez sobre o poder da literatura”.
Mateus Solano, o intérprete de O’Brien, afirma: “São inúmeros os pontos de contato da realidade fantástica criada por George Orwell em ‘1984’ e a realidade em que vivemos hoje, mas eu destacaria como a principal delas a teletela. Como é que na década de 40, quando o livro foi escrito, o autor já podia vislumbrar uma tela que servisse não só para que assistíssemos a programas, mas também para que os programas nos assistissem, estabelecendo assim uma forma de controle? Isso torna a obra, sem dúvida, muito poderosa e que dá muito o que pensar”.
Na versão em inglês desta adaptação pela Audible, o ator indicado ao Oscar e ganhador do Globo de Ouro e do Tony, Andrew Garfield, protagoniza a produção como Winston ao lado da atriz indicada ao Oscar, ganhadora do Grammy, Emmy e Tony, Cynthia Erivo, como Julia. O ganhador do Bafta e do prêmio Olivier, Andrew Scott, interpreta O’Brien, enquanto o ator indicado ao Oscar, Tom Hardy, dá voz ao infame Big Brother.
Campanha de Marketing
Em uma campanha promocional criada pela Live The Agency, também responsável pela criação do trailer oficial da obra em português, a Audible tomará as ruas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, com projeções urbanas inspiradas na atmosfera retratada em “1984”.
A ação acontecerá durante o mês de abril e propõe uma verdadeira ocupação cultural ao exibir frases icônicas da obra, como “O Big Brother está de olho em você.”, “Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.”, “Quem controla o passado, controla o futuro.” e “Pensar é crime.”.
Nas redes sociais, além de peças com o elenco, o pré-lançamento contou com uma colaboração de Felipe Neto, por sua capacidade de criar um importante diálogo cultural e incentivar o debate sobre os temas de “1984”. A campanha tem como objetivo inspirar os ouvintes a vivenciar esta obra clássica em um novo formato de áudio imersivo, com um elenco brasileiro de estrelas.
A Audible é um serviço por assinatura, com valor mensal atualmente de R$19,90, que dá acesso a um acervo de mais de 150.000 títulos em diversos idiomas e desconto de 30% na compra avulsa de obras do catálogo adicional. Novos usuários têm 30 dias de teste grátis, ou três meses para membros Amazon Prime.
A partir de agora, na aquisição de um dispositivo Amazon (Echo, E-reader ou Fire TV), os consumidores que ainda não são clientes Audible também ganharão três meses de acesso gratuito para conhecer o serviço.
Esta oferta é válida até janeiro de 2026. Após o período de teste, a assinatura é renovada automaticamente pelo preço vigente e pode ser cancelada a qualquer momento.
da Redação A Toupeira