A UNIOPERA volta ao palco do Teatro Bradesco com a célebre cantata profana de Carl Orff, Carmina Burana. A composição, que estreia neste sábado (19), será apresentada integralmente, na versão original para orquestra sinfônica, grande coro e solistas, sob regência de Luciano Camargo.
Todas as apresentações serão precedidas de uma conversa com o maestro. Meia hora antes do terceiro sinal, o regente – que também é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – subirá ao palco para conversar com a plateia sobre a obra do compositor alemão Carl Orff.

Montagem UNIOPERA de Carmina Burana para a temporada de 2022 (Fotos: Divulgação)
Como é habitual nos concertos da UNIOPERA, na abertura do espetáculo será apresentado o trecho de uma obra. E a escolhida para esta temporada foi a ópera inédita Édipo Rei, de autoria de Camargo, com uma belíssima passagem do Ato II. A estreia mundial da composição já tem data marcada: será no mês de setembro, também no Teatro Bradesco.
Mais de 200 pessoas subirão ao palco a cada espetáculo. Além da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo, as apresentações contarão com as sopranos Isabella Luchi e Débora Neves; os barítonos Rodolfo Giugliani e Sebastião Teixeira; e o tenor Rafael Ribeiro e a mezzo-soprano Gabriela Bueno. O coro piccolo será formado por Fernanda Ribeiro, Alessandra Carvalho e Larissa Guimarães.
Sobre a UNIOPERA:
A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão da ópera, da música de concerto e do canto coral. São mais de 20 anos de tradição, realizando montagens nas principais salas de espetáculo no estado de São Paulo. Desde 2016 realiza regularmente temporadas de concertos sinfônicos e óperas no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Desde sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do Coral da Cidade de São Paulo e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses. A entidade, constituída juridicamente desde 2009, possui atualmente centenas de associados e participantes de suas atividades artísticas e formativas.
A UNIOPERA é pioneira em produções independentes na área da música de concerto e ópera, e realiza espetáculos de grande porte fora do circuito convencional, com a participação voluntária por meio de um coral comunitário, inspirado no modelo da “Wiener Singverein” (União Vienense de Canto).
Serviço:
Carmina Burana, de Carl Orff
Abertura: Édipo Rei – Ópera em quatro atos (Ato II), de Luciano Camargo
19, 20, 26 e 27 de abril, às 16h; 22, 23, 24 e 25 de abril, às 20h
Teatro Bradesco São Paulo
Shopping Bourbon – R. Palestra Itália, 500 – Perdizes – São Paulo – SP
Classificação indicativa etária: Livre
Orquestra Acadêmica de São Paulo e Coral da Cidade de São Paulo
Regência: Luciano Camargo
Solistas:
Isabella Luchi (soprano) dias 19, 23, 25 e 27
Débora Neves (soprano) dias 20, 22, 24 e 26
Rodolfo Giugliani (barítono) dias 19, 22, 23, 24, 25 e 27
Sebastião Teixeira (barítono) dias 20 e 26
Rafael Ribeiro (tenor)
Gabriela Bueno (mezzo-soprano)
Coro piccolo: Fernanda Ribeiro, Alessandra Carvalho e Larissa Guimarães
Realização: Associação Coral da Cidade de São Paulo / UNIOPERA
da Redação A Toupeira
comment closed