A Cinemateca Brasileira inicia um novo ciclo em suas salas, dedicado a adaptações literárias. A programação exibe produções de diversos períodos e nacionalidades, de clássicos da literatura – e do cinema – a obras contemporâneas.
Entre os destaques estão “Filme demência”, uma das obras-primas de Carlos Reichenbach – versão livre do Fausto de Goethe encenado nas ruas de São Paulo, o raro “Oswaldianas”, longa em episódios dirigidos por Inácio Zatz, Lúcia Murat, Júlio Bressane, Ricardo Dias, Roberto Moreira e Rogério Sganzerla a partir d3 Oswald de Andrade.
Do lado dos filmes brasileiros estão a adaptação da obra-prima de Raduan Nassar, “Lavoura arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho, “Engraçadinha depois dos trinta”, versão de J. B. Tanko para o romance “Asfalto Selvagem” de Nelson Rodrigues, “Estorvo”, de Ruy Guerra a partir primeiro romance de Chico Buarque e o clássico “Os Inconfidentes”, de Joaquim Pedro de Andrade adaptação livre dos “Autos da Devassa” e do “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.
Toda a programação é composta por cópias do acervo da Cinemateca.
Serviço:
De 10 de junho a 26 de junho
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 (próximo ao Metrô Vila Mariana). Vila Mariana. São Paulo/SP
Outras informações: (11) 3512-6111
da Redação A Toupeira