Filho de economista, Greg Ip recebia a mesada indexada ao índice de inflação. À vontade com um tema que geralmente causa pânico, ele estudou Economia como garantia, caso não desse certo no jornalismo. Por fim, conseguiu juntar as duas áreas e coleciona passagens por veículos importantes, entre eles, o Wall Street Journal e a revista The Economist. Com o intuito de descomplicar a ciência econômica para leigos e investidores comuns, Ip escreveu “Economia no mundo real”, que chega às livrarias brasileiras neste mês de março pela Best Business.
O autor propõe uma jornada estimulante e informativa apresentando os tópicos básicos da Economia por meio de analogias e exemplos reais. Ele analisa, entre outros temas, os equilíbrios delicados, como o cabo de guerra entre inflação e deflação e as ações do governo, sejam pela via convencional das finanças públicas e taxas de juros, sejam pela rede complexa das regulamentações. Ip dedica boa parte do livro às explicações sobre as crises financeiras, chamando atenção para a reconfiguração da economia global, ocorrida após a catástrofe das hipotecas norte-americanas em 2008.
“Economia no mundo real” discorre ainda sobre as diferenças entre os sistemas econômicos no mundo. Ip defende que o ideal é que os governos sejam pequenos, mas destaca que a qualidade, mais do que o tamanho, é decisiva nos resultados: “O governo da Suécia gasta mais da metade do produto interno bruto (PIB), enquanto o governo do México gasta apenas um quarto de seu PIB. Mas o governo sueco é eficiente e honesto, enquanto o governo do México é ineficiente e tomado pela corrupção. Essa é uma das razões pelas quais a Suécia é rica, enquanto o México é pobre”, explica.
Ficha Técnica:
Título: Economia no mundo real (The little book of Economics)
Autor: Greg Ip
Tradução: Jorge Ritter
Páginas: 256
Preço: R$ 34,90
Editora Best Business / Grupo Editorial Record
da Redação A Toupeira