A popularidade da impressão de fotos está em ascensão, marcando presença em momentos especiais do dia a dia, como os registros de verão. Segundo a Business Research Insights, companhia de inteligência de mercado, o setor global de impressão de fotos online, avaliado em US$ 11,66 bilhões em 2023, tem projeção de crescimento para US$ 16,41 bilhões até 2032.
A Brazil Electronics, distribuidora exclusiva autorizada no Brasil para a linha de câmeras instantâneas e impressoras de fotos da Kodak, é um exemplo de companhia que tem observado este movimento.
“O desejo de materializar memórias reflete a vontade do público de se desconectar das telas e apreciar as fotos de forma tangível”, comenta Fernando Perfeito, Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics. O executivo destaca que diversas experiências podem ser criadas para estimular essas vivências, como elaboração de varais de fotos e personalização de álbuns temáticos.
Assim, levando este cenário em consideração, foram listadas cinco formas de usar as fotos impressas para criar memórias.
1 – Varal de fotos com momentos especiais
A criação de um varal de fotos em ambientes residenciais ou corporativos tem se destacado como uma tendência decorativa que também traz sensações positivas, como bem-estar, confiança e segurança.
O varal pode ser montado com materiais acessíveis, como fio de nylon ou barbante, fita adesiva e pregadores para fixação das imagens. A disposição e a quantidade de fotos ficam a critério, permitindo personalização conforme o espaço disponível e a temática desejada. Enfeites adicionais, como luzes pisca-pisca ou plantas sintéticas, podem ser incorporados para complementar o visual.
“As pessoas estão redescobrindo o valor de transformar fotos em recordações palpáveis, o que alavanca o mercado de câmeras instantâneas, já que a facilidade da impressão é um dos grandes benefícios”, destaca Fernando Perfeito, Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics.
2 – Mural dos sonhos e realizações
Criar um mural para registrar sonhos realizados é uma atividade que tem como objetivo transformar metas e desejos em uma experiência visual. À medida que sonhos são realizados, fotos dos momentos podem ser adicionadas ao mural. É recomendado começar essa atividade no início do ano, período em que novas metas geralmente são traçadas. O resultado é um registro gradual das realizações ao longo do tempo.
3 – Álbuns temáticos
Produzir álbuns fotográficos temáticos é uma forma de organizar e reviver momentos importantes, permitindo que as lembranças sejam categorizadas por temas, como viagens realizadas, encontros com amigos e família, passeios locais ou rotina diária. A proposta é registrar as melhores imagens de cada período e organizá-las em grupos temáticos.
“Os álbuns fotográficos temáticos atendem ao comportamento atual das pessoas, que buscam transformar suas lembranças digitais em registros físicos personalizados. Em um mercado onde a fotografia física vem ganhando força, especialmente com a onda nostálgica, essas práticas oferecem uma maneira de reconectar as pessoas com suas memórias de forma emocionalmente significativa”, diz Perfeito.
4 – Itens personalizados
A personalização de itens com fotos impressas é uma maneira criativa de utilizar registros fotográficos. Usar imagens em objetos como tampas de caixas, chaveiros, marcadores de página e capas de cadernos ou agendas, não apenas confere um toque pessoal, mas também pode desempenhar funções práticas.
Por exemplo, caixas decoradas com fotos de uma viagem específica podem ser utilizadas para armazenar itens relacionados a esse período, enquanto caixas com imagens da família podem guardar documentos importantes. Essa prática combina organização e memória afetiva.
5 – Jogos
Outra sugestão é que as fotos impressas sejam utilizadas para criar jogos personalizados, como o tradicional jogo da memória ou adivinhação, proporcionando um entretenimento único e envolvente para amigos e familiares.
Estas atividades oferecem uma forma de reviver momentos especiais enquanto se desconecta do ambiente digital, promovendo interações mais saudáveis e momentos de convivência descontraídos.
Para o jogo da memória, por exemplo, basta imprimir cópias das fotos escolhidas. Já nas brincadeiras de adivinhação, como “Quem sou eu?”, podem ser usadas imagens de pessoas conhecidas, celebridades, animais ou outros elementos temáticos.
No contexto atual, além da opção de revelar imagens em locais especializados, as câmeras que imprimem fotos na hora têm se fortalecido, conquistando espaço no mercado. Modelos como as Mini Shot Retros da Kodak se destacam por combinar praticidade e um apelo nostálgico, permitindo tanto a impressão direta das imagens quanto a transferência de fotos do celular para a máquina imprimir. Este formato alia tecnologia ao charme das recordações físicas.
“O crescimento da demanda por câmeras instantâneas reflete uma tendência do mercado em que as pessoas buscam experiências que integram emocional e funcionalidade. Produtos como as Mini Shot Retros oferecem não só a facilidade de criar memórias impressas, mas também a capacidade de construir conexões mais palpáveis e significativas. Esse equilíbrio entre o retrô e a tecnologia estabelece um diferencial marcante que vem ganhando força”, finaliza o Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics.
da Redação A Toupeira