Sob a direção de James Vanderbilt, “Conspiração e Poder” (Truth) é um filme que retrata bem como é uma redação de jornalismo no começo dos anos 2000, com o início das redes sociais e novos recursos tecnológicos. Um programa como o ’60 minutes’ – que é apresentado por Dan Rather, um excelente jornalista representado por Robert Redford e produzido por Mary Mapes, brilhantemente interpretada por Cate Blanchett – não conta histórias sem grande valor e muito menos falsas. Até todos serem enganados.
O longa mostra a trajetória da produtora da TV estadunidense CBS, Mary Papes, que juntamente com o âncora Dan Rather suspeita que o presidente George W. Bush foi um dos muitos jovens privilegiados que usou os seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Armando uma exposição, pretendem levar a história ao ar, mas tal inciativa só consegue iniciar uma guerra entre o poder constituído na tentativa de tirar o crédito das informações, o que abala o emprego dos dois contratados da CBS, quase altera as eleições e por pouco não leva toda a CBS News abaixo.
Não é uma produção para apenas jornalistas verem. As técnicas da profissão são expostas de uma maneira simples e clara para o entendimento de qualquer tipo de público, e pode até tirar – ou reforçar – aquela visão que as pessoas têm da “manipulação” que os profissionais da imprensa exercem sobre a notícia.
As atuações estão impecáveis e alguns objetos de cena são tão antigos que é possível se questionar se realmente era daquele jeito em 2004. É uma história para se pensar. Quem detém o poder de disseminar uma informação, pode arruinar com uma candidatura, com a vida de uma pessoa ou com a própria. Ser fonte também é uma responsabilidade enorme, você pode querer salvar a própria pele e acabar destruindo outro alguém.
Como em toda obra “baseada em fatos reais”, fica a dúvida do que aconteceu de verdade e o que foi apenas criado pelos roteiristas para dar mais dinâmica e interesse à narrativa. Vale a pena conferir a história contada nas telonas.
por Mayara Almeida – especial para A Toupeira