Chega aos cinemas o novo filme protagonizado pelo ator sensação de Hollywood, Shia Labeouf. “Controle Absoluto” (Eagle Eye) promete ação e uma dose de paranóia aos cinéfilos.
A trama é sobre o jovem Jerry Shaw (Labeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) dois completos estranhos que são envolvidos em uma teia de perigos por um inimigo invisível que se comunica através da tecnologia do dia-a-dia, usando-a para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Suas vidas e de suas famílias também correm perigo e eles precisam a todo custo sair do turbilhão de problemas para o qual foram arremessados.
O longa é uma verdadeira montanha russa, onde cada peça se conecta a outra formando um intrincado quebra-cabeça em que o resultado final pode ser a diferença entre a vida e a morte.
A idéia central nos remete à questão de como estamos dependentes da tecnologia atual e o que aconteceria se uma pessoa ou grupo a manipulasse de forma errada. Este parece ser um tema recorrente nos EUA, pois um filme de 2007 tratou de uma ameaça similar que quase destruiu o país: “Duro de Matar 4.0” (Live Free or Die Hard), com Bruce Willis.
E por falar em citações de filmes a produção tem elementos do clássico do cinema, de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (2001: A Space Odissey) lançado em 1968. Os fãs mais fervorosos terão uma surpresa ao constatar que Hal 9000 o computador com inteligência artificial que comandava a nave Discovery foi homenageado. Claro que não contarei mais as melhores partes é melhor serem vistas na tela grande.
O leitor me desculpe o coloquialismo, mas “o moleque é bom”. Labeouf é uma das novas estrelas da capital mundial do cinema e caiu nas graças de Steven Spielberg que não necessita de apresentações. Sua participação nesta produção não deixa nada a desejar aos seus sucessos anteriores e com certeza posso afirmar que se não se deixar levar pelo estrelismo, drogas e dinheiro ele poderá figurar ao lado de grandes astros de nossa época, mas isso é uma coisa que só o tempo dirá.
Então não fique fora de controle, domine-se e vá aos cinemas conferir a estréia. E não esqueça: não basta desligar o celular é necessário remover a bateria.
por Clóvis Furlanetto
comment closed