Crítica: “Ford Vs Ferrari”

Dirigido por James Mangold, “Ford Vs. Ferrari” se passa durante a década de 1960, quando devido a uma crise na empresa, a Ford – que até então era líder no segmento de produção de carros em série – decide expandir seu negócio para o área do automobilismo, enfrentando a icônica Ferrari, vencedora de inúmeras corridas.

Para chefiar seu novo setor, a Ford contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon), que tem permissão para recrutar a equipe que desejar, incluindo seu amigo piloto Ken Miles (Christian Bale). Entretanto, Shelby enfrenta problemas com a diretoria da fabricante de automóveis, que prefere lidar com a imagem que a empresa representa, a lidar com a próprio automobilismo.

Apesar do nome, engana-se aquele que pensa que o filme retratará a rivalidade entre as duas montadoras, isso de fato acontece, mas em uma escala menor do que o esperado. O longa buscou focar sua história em todo o plano estratégico da Ford e nas dificuldades que os próprios membros da diretoria criavam, como uma espécie de auto sabotagem para os negócios. A Ferrari e seus representantes têm seus nomes citados apenas no começo e aparecem em cenas recorrentes durante as corridas.

No entanto, isso não é um ponto negativo, pois  os resultados foram alcançados, a produção está excepcional  e o filme é excelente. Para aqueles que não sabem, o longa é uma biografia de Carroll Shelby e Ken Miles, dois pilotos extremamente conceituados no automobilismo – isso foi representado com um elenco de peso e uma narrativa construída com o intuito de misturar a comédia com a paixão que ambos sentiam pelos carros e pela velocidade.

Ainda que seja um filme sobre corridas, elas não aparecem como foco principal. Há mais espaço para a visualização dos bastidores das competições, porém, quando elas acontecem é impossível não vibrar de emoção. “Ford Vs Ferrari” abordou como destaque, os próprios empecilhos criados pela Ford, e como os personagens principais se posicionavam diante daquela situação.

A mesclagem de conflitos nos entrega uma obra empolgante e nos deixa apaixonados pelo universo das pistas.

por Victória Profirio – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Poeta Carlos Cardoso terá seu livro, “Coragem”, transformado em peça teatral em 2025 Poeta Carlos Cardoso terá seu livro, “Coragem”, transformado em peça teatral em 2025
FANLAB apresenta coleção exclusiva inspirada na estreia de “Wicked”, da Universal Pictures FANLAB apresenta coleção exclusiva inspirada na estreia de “Wicked”, da Universal Pictures
Cinépolis oferece 50% de desconto em ingressos no Iguatemi Alphaville Cinépolis oferece 50% de desconto em ingressos no Iguatemi Alphaville
Fim de ano: psicanalista incentiva reflexões para 2025 Fim de ano: psicanalista incentiva reflexões para 2025
© 2695 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.