Na trama de “Lembranças de um Amor Eterno” (La Corrispondenzal), que conta com a direção de Giusesppe Tornatore, a estudante universitária Amy (Olga Kurylenko, de “Um Dia Perfeito”) mantém um romance com o professor de astrofísica Edward (Jeremy Irons, de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”), até que um grande segredo a respeito dele pode mudar o relacionamento dos dois para sempre.
O elenco, composto em sua maioria por atores americanos, apesar do filme (inteiramente falado em inglês) ter sido rodado na Itália com a produção da rede de televisão italiana RAI, conta com nomes como Shauna Mcdonald no papel de Victoria – esposa de Edward, além do novato James Bloor.
Em um primeiro momento, para pessoas não tão acostumadas com cinema europeu, o longa pode soar monótono, mas no desenrolar da história desperta o interesse do público com cenas envolventes, que podem inclusive provocar lágrimas nos mais sensíveis.
A película acompanha, na maior parte do tempo, a jornada de Amy para tentar descobrir tudo sobre Edward, e o que quer dizer todas as mensagens que ele tem mandado pra ela ao longo de 3 messes. Esse é o tema principal, pois é justamente o mistério acerca de tais textos que segura o mistério do enredo.
Além dessa proposta central, ao longo da exibição, vários segredos da vida da protagonista são revelados, entre eles, o motivo de não manter contato a própria mãe.
A canção tema é “Enjoy The Silence”, grande sucesso de 1990, do grupo Depeche Mode, que ganha uma versão atual na voz da cantora Sue Ellen. Embora seja tocada até no trailer de divulgação, a música só é executada em uma cena, mas ainda assim é a mais marcante da trilha.
É uma produção bem desenvolvida, com roteiro interessante, que deve prender a atenção de boa parte do público e agradar tantos fãs do cinema europeu quanto admiradores das produções mais conhecidas de Hollywood, pois une o melhor de ambos.
Vale conferir.
por Yuri Fagundes – especial para A Toupeira