Dirigido pelo cineasta holandês Anton Corbjin, “Life – Um Retrato de James Dean” (Life) é um longa-metragem que conta a história de James Dean, um ícone em Hollywood conhecido por suas grandes angústias pessoais e também considerado um rebelde sem causa.
Durante o percurso para se tornar uma grande estrela, James (interpretado por Dane DeHaan) encontra problemas relacionados a sua repercussão e a sua própria solidão que é pouco entendida pelos que estão ao seu redor.
A história acontece em meados dos anos de 1950, e Jimmy (como era chamado pelos mais íntimos), conhece o fotógrafo Dennis Stock (papel de Robert Pattinson), que, entre outros veículos, trabalha para uma revista chamada Life. Dennis percebe a sutileza presente em Jimmy e resolve apostar todas as suas fichas ao realizar um ensaio fotográfico no qual o ator fosse capturado em sua essência.
Jimmy tem um relacionamento muito complicado com Pier Angeli (Alessandra Mastronardi), que acaba se casando com outro, deixando o jovem ator ainda mais fechado em seu universo. O que dificulta o trabalho da indústria cinematográfica e faz com que ele seja perseguido constantemente por Jack Warner (Bem Kingsley).
O protagonista é bem tímido e parece estar sempre desajeitado. Já Dennis, espera conseguir um bom emprego para tentar impressionar sua ex-esposa e conseguir se aproximar do seu filho, com quem não tem muita intimidade. É quando aceita conhecer a vida de Jimmy e vai até a sua família – nessas cenas é possível perceber o carinho do ator com seus parentes, a vontade de realizar seus sonhos e ao mesmo tempo ser apenas um garoto simples.
Quem gosta de filmes emocionantes e que contem duas histórias, pode apostar nesta obra, que além de tudo, ainda conta com uma trilha sonora espetacular.
por Elizandra Germano – especial para A Toupeira