Pharrell Williams é dono de uma carreira musical bem-sucedida, com um repertório composto por músicas facilmente reconhecidas em diversos estilos, que renderam prêmios como cantor e produtor, além de variados empreendimentos comerciais.
A história de um garoto negro, criado numa área pobre de Virginia Beach, que superou as adversidades e alcançou o estrelato e sucesso através da música, poderia render mais um documentário biográfico comum, que acabaria se juntando a muitas que existem.
Por isso, a escolha de contar a história de Williams usando animação Lego, faz com que “Peça por Peça – Uma História de Pharrell Williams” (Piece by Piece) se destaque e torne a narrativa mais interessante.
Mesmo não parecendo uma evolução de “Uma Aventura Lego 1 e 2” e “Lego Batman: O Filme”, o estilo possibilitou ao diretor Morgan Neville transmitir a ideia de um artista que moldou a vida do seu jeito, usando as peças que eram oferecidas. A experiência é extremamente colorida e chama bastante atenção, assim como a maneira como as composições são apresentadas são bem interessantes.
Outra vantagem de contar a história com animação é a possibilidade de acrescentar humor à narrativa permitindo que a lista estrelada de aparições em tela possa divertir.
São muitas as participações: desde parceiros da infância, como Timbaland, Missy Elliott e o companheiro de The Neptunes, Chad Hugo. Passando por grandes nomes do Rap e Hip Hop, como Busta Rhymes, Jay-Z e Snoop Dogg (que tem um dos melhores momentos do longa). Por causa da extensa relação de sucessos lembrados no filme, é fácil sentir vontade de ouvir o álbum da trilha sonora.
Assim como o brinquedo, “Peça por Peça” diverte, mesmo que o resultado nem sempre se assemelhe perfeitamente aos padrões estabelecidos pelos modelos.
por Thyago Evangelista – especial para A Toupeira
*Título assistido em Pré-Estreia promovida pela Cinecolor Films Brasil.