Crítica: “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”

De um modo bastante atípico para a idade, desde que comecei a ler, me interessei por Mitologia Grega e toda complexidade de suas histórias.

Por isso achei tão atraente a premissa de “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” (Percy Jackson and the Lightning Thief), de trazer para os dias atuais, toda a imponência dos doze Deuses do Olimpo.

Assim como repetidamente mostrado nos livros de Mitologia, Percy (Logan Lerman)  um semi-deus – sua mãe Sally (Catherine Keener) é mortal e seu pai é um deus – no caso, um dos elementos da tríade principal: Poseidon (Kevin McKidd), que comanda os mares.

A mais potente arma existente, o raio de Zeus (Sean Bean), é roubada e a acusação cai sobre os ombros de Percy, que nem ao menos sabia da existência desse “outro lado”, mas terá que correr contra o tempo, para provar sua inocência, evitar uma guerra e salvar a mãe que está presa nos domínios de Hades (Steve Coogan).

Personagens conhecidos como Minotauro e Medusa (Uma Thurman) surgem em aparições fundamentais e muito bem resolvidas com a ajuda da moderna tecnologia. Também há outros muito interessantes que fazem parte apenas do universo desta saga, como os jovens amigos do protagonista, Annabeth Chase (Alexandra Daddario) e Grover (Bradon T. Jackson).

O elenco parece à vontade e a produção tem tudo para se tornar uma bem-sucedida franquia (que, ao contrário do que muitos dizem, não deve simplesmente “substituir” Harry Potter, já que as histórias são bem diferentes). E apesar de eficientes momentos de ação, não espere por “grandes punições” ou lutas primordialmente sangrentas, afinal é um filme juvenil.

Parece que o cinema redescobriu os encantos da Mitologia, e em 21 de maio, estreia o remake de “Fúria de Titãs” (cujo original de 1981 deu início à minha fascinação pelo tema).

Ainda não li o livro que deu origem ao longa, mas algo me diz que será a próxima saga literária que acompanharei.

Corra para os cinemas!

por Angela Debellis

Filed in: Cinema

You might like:

Seattle Supersonics já está no Brasil para tour histórica do “Tribute of Nirvana” Seattle Supersonics já está no Brasil para tour histórica do “Tribute of Nirvana”
Aniversário de 200 anos do autor da primeira HQ do Brasil é destaque em mostra na Biblioteca Nacional Aniversário de 200 anos do autor da primeira HQ do Brasil é destaque em mostra na Biblioteca Nacional
Editora Estação Liberdade anuncia o lançamento de uma coletânea bilíngue de contos de Franz Kafka Editora Estação Liberdade anuncia o lançamento de uma coletânea bilíngue de contos de Franz Kafka
Assassin’s Creed Mirage já está disponível na Steam Assassin’s Creed Mirage já está disponível na Steam
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.