Programa desenvolvido pela Poseidon Expeditions, o camping na Antártica é parte dos cruzeiros que, no verão austral, visitam o extremo sul do continente. Disponível para somente 40 passageiros, o passeio oferece a possibilidade de vivenciar de forma única aquela região que já atraiu tantos exploradores.
Adormecer debaixo do firmamento austral, assistir à constante mudança da luz no horizonte, escutar o clamor dos pinguins, sentir-se parte integrante da natureza intocada são algumas das sensações possíveis nessa experiência aberta a adultos e também a crianças entre 12 e 18 anos, se acompanhados de seus pais ou responsáveis.
Todos os passageiros são orientados, no dia anterior ao camping, sobre como proceder no seu pernoite em terra, onde serão acompanhados por guias especializados. O local de assentamento das barracas é estabelecido de acordo com as condições climáticas do dia. O navio fornece barracas para duas pessoas, à prova de vento e água ou, para quem preferir acomodação individual, sacos de dormir térmicos capazes de proteger em temperaturas de zero grau ou um pouco menos. A estadia em terra não ultrapassa dez horas e não é permitido levar nenhum alimento ou bebida, a não ser água e todo e qualquer dejeto será recolhido e levado de volta ao navio para que a natureza continue intocada.
Além desta, outras experiências são possíveis aos cruzeiros-expedição da Poseidon como as experiências fotográficas, registrando a rica natureza, pinguins, leões marinhos e tantos outros animais ou então participando do Kaiak Club, remando caiaques na região da Geórgia do Sul, encontrando pinguins e focas em um ambiente extremamente belo e selvagem e também na Península Antártica que encanta canoístas com espetaculares características polares e cenário de gelo de todos os tipos.
A Poseidon é representada no Brasil pela Velle (info@velle.tur.br).
da Redação A Toupeira