Direto da Toca: Assistimos ao espetáculo “Tina – Respeito”

Desde meados dos anos 2000, os fãs de histórias em quadrinhos tiveram a oportunidade de presenciar a produção de incontáveis obras baseadas nessa mídia, de vários gêneros diferentes (apesar do fato de que os filmes de super-heróis são os que mais chamam a atenção nesse tipo de adaptação).

Tal fenômeno não se limita somente ao mercado norte-americano: a Mauricio de Sousa Produções investiu em várias adaptações cinematográficas para a Turma da Mônica, a maioria com uma qualidade excepcional. Agora esse fenômeno invade também os palcos com o espetáculo “Tina Respeito”, com Isabelle Drummond no reprisando seu papel da personagem Tina, que fez sua estreia em Live Action no filme “Turma da Mônica – Lições”.

A peça se propõe a adaptar a graphic novel de mesmo nome concebida por Fefê Torquato e lançado pelo Graphic MSP, selo que se propõe a convidar quadrinistas do cenário independente para produzir histórias mais complexas sobre os personagens da Turma da Mônica.

Na trama, acompanhamos Tina ingressando para trabalhar em um dos jornais mais influentes do país. Durante toda a narrativa, vemos a protagonista sofrer diferentes assédios de homens ao seu redor. Porém, Tina tem que enfrentar uma situação na qual se vê assediada dentro de seu novo emprego e sua postura frente a esse evento poderá definir toda sua recém- iniciada carreira de jornalista.

Em geral, as obras de Mauricio de Sousa são associadas ao público infantil, contudo, a editora está furando essa bolha, graças justamente ao selo Graphic MSP. “Tina – Respeito” é um desse títulos que consegue tratar com profundidade e leveza um tema tão complexo como o assédio sofrido pelas mulheres diariamente

É inegável que esse processo torna-se ainda melhor e bem sucedido pela competência do elenco, em especial de Isabelle Drummond, que encarnou com perfeição a versão de Tina apresentada no quadrinho de Fefê Torquato.

Algo a ser destacado também é a cenografia que brinca com o lúdico e estimula a imaginação do público – os cenários são simples, mas transmitem a intenção de cada cena. As trocas dinâmicas que ocorrem entre uma cena e outra também são um ponto a se elogiar: são rápidas e, em alguns momentos disfarçadas por uma cena solo de algum personagem destacado pela iluminação. A criatividade e a capacidade de improvisação mostrada nessas construções são um show à parte e dão base para o elenco atuar.

Para todos aqueles que cresceram e se alfabetizaram lendo os quadrinhos de Mauricio de Sousa, “Tina Respeito” é muito mais do que uma adaptação de uma obra feita em cima de um dos personagens de sua criação.

É uma amostra da potência que o mercado de quadrinhos brasileiros tem ao seu dispor, com obras enérgicas a ponto de serem transportas das formas mais criativas para diversas mídias possíveis, trazendo mensagens poderosas de forma leve e divertida, como só uma obra derivada de Turma da Mônica teria condições de oferecer.

A temporada continua até 03 de novembro, no Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado. Os ingressos estão disponíveis para venda por meio do site www.eventim.com.br e na bilheteria física do Teatro das Artes.

por Marcel Melinsk – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Teatro

You might like:

Cinemark lança combo de “Transformers: O Início” e recebe exposição de estátuas de robôs em Guarulhos, em SP Cinemark lança combo de “Transformers: O Início” e recebe exposição de estátuas de robôs em Guarulhos, em SP
Quatro Exposições imperdíveis do Museu Afro Brasil para curtir no Dia das Crianças Quatro Exposições imperdíveis do Museu Afro Brasil para curtir no Dia das Crianças
Direto da Toca: Assistimos ao espetáculo “Tina – Respeito” Direto da Toca: Assistimos ao espetáculo “Tina – Respeito”
Direto da Toca: Assistimos ao espetáculo “Rocky Horror Show” Direto da Toca: Assistimos ao espetáculo “Rocky Horror Show”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.