
John Kramer está de volta. Não só nos cinemas, mas também na nova sala de fuga do Escape 60, “Jogos Mortais X”. A atração está disponível por tempo limitado (até 09 de novembro) na capital paulista, na unidade Henrique Schaumann, no bairro de Pinheiros.
Há muito que se destacar, mas o melhor é perceber que, mesmo depois de tantas escape rooms que já conheci junto aos meus colegas de equipe Escapers Divertidos, ainda é possível me surpreender de maneira inimaginável.
Fomos orientados, de início, pela monitora Thainá, que nos deu as instruções de praxe e ajudou a criar a imersão necessária desde a porta de entrada (o que é amplificado pelo uso de alguns acessórios muito eficazes para nos colocar no papel de propensas vítimas de Jigsaw).
Dentro do primeiro ambiente, um vídeo com o icônico boneco Billy (que marca presença no balcão de informações da casa de jogos de fuga) nos coloca a par da história: assim como no longa que segue em cartaz (e conforme visto no trailer oficial), Jigsaw quer se vingar daqueles que o iludiram quanto a um tratamento revolucionário contra o câncer. Muito justo, mas o problema é que os tais vilões sem escrúpulos somos nós.

Em 60 minutos, teremos que escapar do hospital no qual estamos encarcerados, antes que um gás letal invada o lugar e leve todos a óbito. Não parece fácil e, com certeza, não é.
Cada partida comporta grupos de quatro a oito jogadores. Nós estávamos em cinco e me pareceu um número bastante adequado, uma vez que os enigmas – em sua maioria – são minuciosos e requerem muita atenção para serem decifrados, o que significa que várias pessoas falando ao mesmo tempo podem se confundir e acabar perdendo minutos preciosos.
Após 17 minutos, nós resolvemos apenas dois desafios (o segundo, um dos melhores que já vimos nesse tipo de atração), e eu imaginei que não escaparíamos a tempo. Mas, recuperamos a concentração e passamos a perceber melhor o que nos cercava (há muitas pistas escondidas nos ambientes e, mesmo as mais visíveis, necessitam de calma para fazer sentido).
O esquema de dicas estipulado no início da partida foi o que deixou a monitora Carol nos dar alguma direção quando percebia que havíamos travado. Isso fez com que ganhássemos confiança para seguir, pois sabíamos estar no caminho correto, quando não havia nenhuma indicação contrária.
Além do tema incrível (“Jogos Mortais” é uma de minhas franquias cinematográficas favoritas), a sala (parceria entre o Escape 60 e a Paris Filmes, distribuidora dos títulos no Brasil), tem a vantagem de contar com propostas de dificuldade e habilidade diversas. Enquanto eu era a mais indicada para cumprir determinada tarefa, outro integrante era perfeito para realizar a próxima. Tal fato ajudou a aumentar a autoestima de cada participante e marcou nossa partida como uma das mais proveitosas, entre tantas que jogamos antes.

Escapamos faltando 8 minutos e 57 segundos para acabar o tempo e celebramos como se tivéssemos fugido de uma situação de terror real. Ponto para a imersão perfeita proporcionada pela cenografia dos ambientes e pela ótima participação da monitora Carol, que, após o término do jogo, nos acompanhou novamente pelo interior da sala, falando sobre nossa evolução em cada desafio.
Que bom que Jigsaw não nos forneceu anestesia. Foi fantástico estar bem acordada para lembrar cada detalhe de mais essa missão bem sucedida.
Importante: Para chegar à sala é necessário subir três lances de escada. Na nossa partida, não houve a participação de nenhum ator/atriz, mas a modalidade Xtreme (com a presença de personagens) está ativa em sessões entre às 14h e 21h40, de terça a domingo. Como era de se esperar, os ambientes são essencialmente escuros e, mesmo com o uso de lanterna, é interessante ter pelo menos um participante com visão mais apurada, para conseguir perceber certos detalhes e, até mesmo, para ter mais facilidade em alinhar as combinações em cadeados. Na entrada, é preciso assinar um termo de responsabilidade, devido ao tema (terror) e subtema (confinamento em lugares fechados / pouco iluminados) poderem ser incômodos para algumas pessoas.
E, uma boa notícia: Quer passar mais um tempinho no universo de Jigsaw (tem gosto pra tudo)? Os jogadores que participarem de partidas na sala ganharão ingressos para assistir a “Jogos Mortais X” nos cinemas. Promoção válida enquanto durarem os estoques.
Para mais informações e reservas, acesse: https://escape60.com.br/
Aqui no site há resenhas de várias salas que conhecemos com nossos colegas de equipe Escapers Divertidos, para ajudar na escolha de suas próximas aventuras.
por Angela Debellis