Na tarde desta segunda-feira (02), participamos da coletiva de imprensa da nova produção de Andrucha Waddington, “O Juízo”. O roteiro é de Fernanda Torres, e o elenco competentíssimo conta com nomes como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Filipe Camargo, Carol Castro, Criolo e o estreante Joaquim Torres Waddington. O longa que estreia em 05 de dezembro é mais um prova da excelência do cinema nacional, acerca dos filmes de gênero.
A produção que é um suspense que traz muito de Brasil, trata de escravidão, de alcoolismo e de crenças, mostra uma família à beira de um colapso que tenta se reerguer. “Eu sempre achei que tem um carma brasileiro em Minas Gerais que renderia uma história de terror e suspense”, comenta Fernanda sobre a inspiração para a construção do roteiro.
Filmes de gênero ainda são um desafio para o cinema nacional, que até então tem maior bilheteria com as comédias. O horror que geralmente funciona e rende boas arrecadações são americanos, porém o Brasil tem encontrado formas de percorrer o próprio caminho em meio ao cinema mundial.
“O cinema brasileiro está mais plural, espero que continue a se pluralizar, a manter a sua diversidade porque isso o torna rico”, afirma Andrucha sobre a cena cinematográfica nacional.
“O gênero (horror) fica perto do risível, é muito arriscado, você está a um passo do ridículo, você lida com muitos clichês, é um gênero muito complexo”, declara Fernanda, revelando que ficou preocupada com o resultado da obra antes de ver a versão final.
“Tem tanto suspense, terror, drama e superação no Brasil para gente explorar”, comenta Criolo, que interpreta Couraça, um homem que foi escravizado. Ele ainda disse que não foi preciso buscar muito para achar inspiração para o personagem, pois se procurar em sua árvore genealógica é possível encontrar alguém que não veio para o Brasil por vontade própria.
O suspense que entra essa semana em cartaz é mais uma ótima opção para os amantes do gênero. Em breve crítica completa.
Crédito das fotos: Carla Mendes.
por Carla Mendes – especial para A Toupeira