A abertura da 8ª edição do Festival Ópera na Tela ocorreu na noite de ontem, 26 de novembro, e nós estivemos presentes no evento que trouxe um ambiente elegante e acolhedor, marcado pela exibição de pequenos trechos das grandes produções operísticas e homenagens ao centenário da morte do compositor italiano Giacomo Puccini.
Na programação, destacam-se obras como Turandot, La Bohème e Tosca, além de outras criações de compositores renomados como Verdi, Bizet e Strauss. A Soprano russa, Kseniia Proshina, participou da abertura com uma performance ao vivo, num Recital com o Maestro e Pianista Ramon Theobald, enriquecendo ainda mais a experiência.
Podemos ressaltar dois momentos os quais levantaram a plateia: o primeiro, a execução de “O Mio Babbino Caro”, composta por Giacomo Puccini e Giovacchino Forzano, conhecida até por quem não é fã do gênero, que cumpre a missão de democratizar o acesso à ópera, ao exibir produções de alta qualidade em projeções cinematográficas.
Inclusive, com a presença do Secretário-Adjunto da Secretaria de Cultura de São Paulo, Thiago Lobo, que se comprometeu a levar ao Prefeito Ricardo Nunes, a apresentação nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), popularizando a música clássica.
O outro momento foi o que Kseniia brindou o público presente cantando em português, inflamando todos os presentes. O evento foi apresentado pelo casal Christian Boudier e Emmanuelle Boudier, Diretores da Produtora Bonfilm.
O Festival Ópera na Tela será realizado entre novembro e dezembro de 2024, com exibição de 11 produções de óperas de alguns dos mais importantes compositores.
Além das exibições ao ar livre, também haverá sessões no EAV- Parque Lage 4 e Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro; na Praça das Artes Sala do Conservatório (TMSP) e Cine Marquise em São Paulo.
Para mais informações, acesse o site: https://operanatela.com/2024/
por Carlos Alberto Quintino – especial para A Toupeira