Direto da Toca: Impressões Finais sobre o Anime Friends 2024

Fim de mais um Anime Friends. O evento que chegou esse ano em sua 18ª edição em 21 anos é o maior dedicado à cultura pop japonesa do Brasil, talvez até da América Latina, e novamente tivemos a honra de cobrir.

Uma das coisas que mais notei como o evento se recuperou em diversos aspectos da pandemia: além de trazer atrações inéditas, o espaço estava consideravelmente mais bem organizado, os palcos mais distribuídos, e as lojas em espaços mais organizados e maiores, que permitiam a melhor circulação de pessoas.

Ainda no aspecto de distribuição espacial, a chamada Artist’s Alley estava consideravelmente melhor espaçada do que em outros anos, e com o espaço ainda maior e com mais expositores, mais do que, até mesmo, nos dias pré‑pandemia.

Tive oportunidade de conhecer vários artistas de todos os portes, desde aqueles que estão começando sua carreira editorial até a finalistas do Prêmio Jabuti. E foi igualmente interessante ver como muitos artistas LGBT também participaram do evento, sendo que havia uma enorme quantidade destes.

Quanto às atrações interativas, não faltaram espaços para poder jogar. Haviam stands dedicados aos mais modernos jogos, como o do Team Liquid, equipe de E-Sports brasileira, onde podiam jogar Counter Strike nos mais modernos e possantes computadores para uma experiência competitiva digna.

Também havia o tradicional espaço para jogar Just Dance, que, para variar, estava lotado. No entanto, o que mais me chamou atenção foi um dedicado aos games antigos, onde se podiam jogar vários consoles das décadas de 1980, 1990 e começo de 2000, e me deliciei com cada um destes videogames.

Das atrações principais, o evento vem trazendo nos últimos anos vários atores de Tokusatsu – séries e filmes de efeitos especiais como Godzilla e Power Rangers – e este ano não foi exceção, e aproveitando o gancho dos 35 anos de Flashman no Brasil, três membros do elenco da série vieram ao evento: Kihachiro Uemura, o Flashman verde; Mayumi Yoshida, Flashman rosa; e Yasuhiro Ishiwata, Flashman azul. E não só os três, como também os atores Masaru Yamashita, Red da série Winspector, e Kouichi Nakayama, SolBraver de Soulbrain.

Foi bem interessante assistir às palestras e entrevistas, onde eles falaram de seu percurso nos tokusatsu e no mercado do entretenimento japonês, e para mim, que assisti a todas essas séries quando passaram originalmente na tv, foi emocionante.

Além dos atores de tokusatsu, grandes astros da dublagem também marcaram a presença. No lado nacional, dentre outros o elenco completo de One Piece, Guilherme Briggs e Tati Keplmair, que compartilharam suas histórias, vivências e bastidores da dublagem no Brasil. Por sua vez no campo internacional Vincent Martella, ator que faz o personagem Greg na série “Todo Mundo Odeia o Cris”, mas que também dublou diversos personagens de jogos e desenhos nos EUA, e recentemente conquistou grande fama com sua camiseta de “EU SOU FAMOSO NO BRASIL”.

O evento também trouxe grandes atrações musicais: o Bandai Namco Music Live Festival, festival de música no qual artistas ligados à cena dos animes e tokusatsus se apresentam, e foi divertido poder assistir a todos os shows que puder participar.

Além deles, o projeto YUYU20, criado para comemorar os 20 anos de Yuyu Hakusho no Brasil, o qual vários membros estiveram envolvidos na adaptação da trilha sonora para o português, se apresentou novamente, e para mim, criança dos anos 90, foi extremamente nostálgico.

Como disse antes, o Anime Friends parece finalmente ter se recuperado da pandemia, e ficou bem claro o potencial que o evento ainda tem. Não faltou material para fãs não só de anime e manga, mas também para quem gosta de cultura pop no geral. Fico ansioso esperando o que o futuro do evento nos guarda.

Crédito das imagens 1, 2, 3, 5 e 6: Ícaro de Carvalho; imagem 4: Marcel Melinsk.

por Ícaro de Carvalho – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Com Sophie Thatcher e Jack Quaid, “Acompanhante Perfeita” ganha trailer e cartaz inéditos Com Sophie Thatcher e Jack Quaid, “Acompanhante Perfeita” ganha trailer e cartaz inéditos
Literatura e Fotografia: Duas obras da Maralto Edições para comemorar o Dia do Fotógrafo Literatura e Fotografia: Duas obras da Maralto Edições para comemorar o Dia do Fotógrafo
A obra de Edgar Allan Poe retorna a São Paulo, em pequena temporada A obra de Edgar Allan Poe retorna a São Paulo, em pequena temporada
Famoso piso de caquinho é tema de documentário que estreia no Curta! Famoso piso de caquinho é tema de documentário que estreia no Curta!
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.