Aconteceu na manhã de hoje, 12 de setembro, a coletiva de imprensa para oficializar a abertura da exposição “Nirvana: Taking Punk to the Masses”, que traz à capital paulista um acervo com mais de 200 peças para contar a história da icônica banda liderada por Kurt Cobain.
Ao lado de Pedro Bianco (Dançar Marketing) e Andréa Mello (Samsung Brasil), o curador Jacob McMurray revelou que a busca pelos itens teve início em 2009 e que a exposição visa contemplar o cenário da música na época de uma maneira geral, assim como há a intenção de se falar sobre a carreira da banda de forma ampla, não apenas focada em drogas e na depressão que é considerada a causa para o suicídio de Kurt em 08 de abril de 1994.
Jacob ainda disse que teve mais facilidade em encontrar objetos para compor o acervo exposto de maneira permanente no The Museum of Pop Culture de Seattle (MoPOP), em Seattle, pois a trajetória do grupo ainda é relativamente recente. No total, mais de 500 peças foram reunidas, dentre as quais, cerca de 200 acabaram escolhidas. Esta é a primeira vez que os itens saem do museu.
Quando questionado sobre a participação dos ex-integrantes da banda, o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl, contou que Krist foi um excelente contato, inclusive cedendo muito material para a exposição. Sua presença na abertura da temporada paulista (depois do sucesso no Rio de Janeiro) era esperada, porém, devido a compromissos com sua nova banda, Giantes in the Trees, ele não pôde viajar ao país.
Desde a entrada do Lounge Bienal do Parque Ibirapuera, já dá para perceber que os fãs do Nirvana terão bons motivos para visitar o local. Há muitas informações, sejam através de imagens, textos, vídeos, áudios – a atmosfera dos anos de 1990, quando a banda entrou para a história do rock mundial, com o estouro do álbum “Nevermind” e da canção “Smells like Teen Spirit”, está bem retratada.
Na ampla área em que os itens estão dispostos, é possível ver figurinos usados pelos músicos em clipes / shows, fotos, o primeiro contrato, além, é claro, de instrumentos musicais originais. Mostrando que tinha aptidão também como artista plástico, há uma ilustração feita por Kurt. Também é possível ver do que seria uma reprodução em tamanho natural – um manequim – da imagem ilustrativa vista na capa do álbum “In Utero”, assim como um painel contendo discos do acervo pessoal de Krist Novoselic.
A fim de aproximar ainda mais o público, há pontos de interatividade, nos quais é possível fazer fotos / vídeos temáticos bem interessantes. Um deles é uma réplica do cenário do “MTV Unplugged”, aqui no Brasil conhecido como “Acústico MTV”, programa do canal de música cuja proposta era fazer com que os artistas se apresentassem apenas com aparelhos fora da tomada (literalmente). O outro oferece um palco com uma imagem de fundo que remete à capa do álbum “Nevermind”, com direito à indefectível nota cenográfica de dólar boiando no oceano.
Também há uma espécie de cabine, na qual a proposta é criar seu próprio vídeo a partir de reações às músicas da banda. Vale tudo, cantar, dançar, o que parecer mais bacana para aproveitar o momento. E ainda há diversos fones de ouvido espalhados pelo ambiente, para que os visitantes possam ouvir músicas.
O evento realizado pelo Instituto Dançar faz parte da série que promove exposições de rock e cultura pop, Samsung Rock Exhibition, e tem o patrocínio da Samsung, em parceira com o Ministério da Cultura.
Crédito das fotos: Alan Uemura. Clique nas imagens para ampliá-las.
Serviço:
Exposição “Nirvana: Taking Punk to the Masses”
De 12 de setembro a 12 de dezembro. De terça a sexta das 10h às 19h. Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 20h
Lounge Bienal – Passarela Ciccillo Matarazzo – Parque Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo – SP
Telefone: (11) 5576-7640
Ingressos: www.ingressorapido.com.br / (11) 4003-1212 / Bilheteria no local da exposição. Valores: R$ 25,00 (de terça a sexta); R$ 35,00(sábados, domingos e feriados)
Aceita: Dinheiro, cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners, Elo, Hipercard, Paypal, Aura)
Classificação indicativa: 16 anos e menores acompanhados de responsável
Estacionamento: Parque Ibirapuera – Portão 3 (Zona Azul)
por Angela Debellis