Escritora depois dos 60 estreia na Bienal do Livro de São Paulo 2024

Crédito: Divulgação

Dorothy Rooma encontrou inspiração no convívio diário com sua filha e neta durante a pandemia, o que a levou a escrever e ilustrar suas obras. Dessa vivência, nasceram os personagens Teodoro, inspirado por um desenho feito por sua filha em 1997, e Aderbal, baseado no gato de uma amiga próxima. Em 2024, ela fará sua estreia na Bienal do Livro de São Paulo, que ocorrerá de 06 a 15 de setembro no Distrito Anhembi, na capital paulista.

Com uma coleção de dez livros estrelando o pequeno dragão Teodoro, Rooma aborda atividades cotidianas das crianças, como escovar os dentes, tomar banho e comer verduras e legumes. Esses livros paradidáticos têm como objetivo ajudar pais e familiares a incentivar as crianças a realizarem tarefas essenciais.

“O que me levou a escrever sobre esse assunto foi compreender que formar cidadãos com autonomia é algo que se inicia ainda na infância, no cuidado com o corpo e com o espaço. Essa compreensão está refletida na minha tese de doutorado que trata de sustentabilidade, com foco em sustentabilidade educacional, a qual defende uma educação que valores como interações socioculturais, respeito ao meio ambiente, autoconfiança e capacidade de se adaptar”, comenta Dorothy Rooma, autora da coleção.

O início da trajetória que levaria ao surgimento começa cerca de alguns meses antes da pandemia, quando Rooma começou a atuar em uma loja de tecnologia. A escritora ficou um ano e dez meses trabalhando de casa para a loja e o contato com a tecnologia mudou o rumo de Dorothy, que começou a escrever nessa época.

“Nesse período, eu tive contato com um aplicativo de desenho digital, no qual comecei a desenhar e desenvolver o meu desenho estilo Kawai em traços mais simples. Com isso, Teodoro e Aderbal emergiram nesse contexto e passei a trazer os temas saudáveis para os personagens”, explica Dorothy.

A autora, que estará no estande 14 da Travessa Literária durante toda a Bienal, visa formar cidadãos autossuficientes e responsáveis por meio de seus livros. Além dos livros, pelúcias do personagem Teodoro também estarão disponíveis para venda. “A Bienal é uma grande oportunidade de estar justamente ao lado de autores independentes para compartilhar essas histórias”, reforça a autora.

Mais sobre Teodoro e Aderbal

Um dos destaques da coleção é “Teodoro adora comer Legumes”, onde a escritora apresenta uma diversidade de legumes de forma interativa e divertida. O pequeno dragão Teodoro ainda aborda outros hábitos saudáveis, como comer frutas, verduras, grãos e cereais, além de escovar os dentes, tomar banho e até mesmo a importância de beber água.

Além de auxiliar pais e crianças nas tarefas diárias, esses livros também são úteis na rotina de pessoas com necessidades cognitivas especiais. Outros títulos incluem “Teodoro adora tomar banho” e “Teodoro adora escovar os dentes”, que incentivam o autocuidado infantil.

A coleção também possui um enfoque sociocultural com títulos como “Teodoro adora colorir”, “Teodoro adora o Masp” e “Teodoro adora brincadeiras infantis”, que combinam atividades de desenho e coloração. “O princípio dos livros Teodoro é ser um parceiro na hora de cumprir tarefas importantes e que devem ser estimuladas no dia a dia das crianças”, explica Rooma.

Paralelamente, o gato Aderbal protagoniza livros que abordam o cuidado com o ambiente, como “Cadê o gatinho que está aqui?” e “É hora de fazer o que?”. Além disso, Dorothy Rooma estará presente no estande do Escreva, Garota! (K75) no dia 11 de setembro entre 17h e 19h, onde o livro “Teodoro adora o Masp” também será vendido.

Coleções Teodoro e Aderbal

Personagem Teodoro: Teodoro adora comer legumes; Teodoro adora comer verduras; Teodoro adora comer frutas; Teodoro adora comer grãos e cereais; Teodoro adora beber água e sucos; Teodoro adora tomar banho; Teodoro adora escovar os dentes; Teodoro adora colorir; Teodoro adora o Masp; Teodoro adora brincadeiras infantis.

Personagem Aderbal: Cadê o gatinho que está aqui? e É hora de fazer o quê?

Os livros estarão à venda diretamente na Bienal do Livro 2024 e custarão entre R$ 12 e R$ 23.

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Saia da Toca

You might like:

A obra de Edgar Allan Poe retorna a São Paulo, em pequena temporada A obra de Edgar Allan Poe retorna a São Paulo, em pequena temporada
Famoso piso de caquinho é tema de documentário que estreia no Curta! Famoso piso de caquinho é tema de documentário que estreia no Curta!
Clube Esperia marca data para o Janeiro de Aventuras de 2025 Clube Esperia marca data para o Janeiro de Aventuras de 2025
“Jardim Encantado” é tema de Férias no ParkShopping São Caetano “Jardim Encantado” é tema de Férias no ParkShopping São Caetano
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.