A Editora Peirópolis, a Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) e o Itaú Cultural lançam a obra “Futuros Possíveis – arte, museus e arquivos digitais” (Possible Futures – art, museums and digital archives).
Trata-se do primeiro livro brasileiro dedicado à reflexão sobre a preservação da memória e da cultura digital, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos. É também uma obra pioneira internacionalmente, já que nenhum livro até hoje contempla, em um só volume, um espectro tão amplo de questões.
Fruto de seminário realizado na USP em 2012, a obra, organizada por Giselle Beiguelman (FAU-USP) e Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP), conta com artigos de um time de experts nacionais e internacionais que abordam da preservação da arte “nativamente” digital aos processos de conservação de acervos digitalizados, passando pelas estéticas que emergem dos bancos de dados à nova complexidade política e cultural que nasce com a era dos “arquivistas amadores” e das grandes “corporações memorizadoras”, como o Google e o Facebook.
O livro traz textos de curadores de museus como o Whitney, o Reina Sofia e o SFMoMA, além de ensaios de críticos que vêm despontando no cenário internacional como Domenico Quaranta (Itália) e Jose Luis de Vicente (Espanha) e expoentes brasileiros, como Lucas Bambozzi, Gilbertto Prado e Daniela Hanns. São todos eles os autores das intrigantes reflexões sobre as novas dimensões culturais dos processos de produção documental no século 21.
Ficha Técnica:
Título: Futuros Possíveis – arte, museus e arquivos digitais
Organizadores: Ana Gonçalves Magalhães e Giselle BeiguelmanI
Páginas: 648
Edição: 1
Ano de edição: 2014
Formato: 18x23cm
ISBN 978-85-7596-346-3
Preço: R$ 69,00
Bilíngue : Inglês/ português
da Redação A Toupeira