Com uma trajetória de destaque no Festival de Berlim 2024, que culminou com o prêmio de Menção Especial do Júri Jovem da Mostra Generation 14 plus, “Hora do Recreio”, documentário escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat foi selecionado para os Programas Especiais da 30ª edição do É Tudo Verdade, o maior festival de documentários do Brasil e da América Latina.
As sessões vão ocorrer no CineSesc, em São Paulo, nos dias 06 de abril, às 17h30, e 09 abril, às 15h; e no Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, nos dias 10 de abril, às 18h30, e 13 de abril, às 11h. Veja a programação aqui.
Com abordagem documental e ficcional, o longa levanta discussões sobre a educação pública no Brasil sob a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio. O filme será distribuído pela Imovision no Brasil e conta com o patrocínio da Riofilme, BRDE, FSA Ancine e Embaixada do Brasil em Berlim.
No Festival de Berlim, além de ter sido selecionado e disputado o prêmio da Mostra Generation 14 Plus, voltado para o público adolescente e jovem, “Hora do Recreio” concorreu ao Prêmio de Melhor Documentário e ao Prêmio da Anistia Internacional (Amnesty International Film Prize), voltado para obras que retratam questões sobre direitos humanos.
No longa, a partir de uma pesquisa com professores da rede pública, estudantes discutem temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce, além de performarem a peça de teatro baseada no livro “Clara dos Anjos”.
A obra foi escrita no início do século XX e mostra o abuso sofrido por uma jovem negra suburbana. Por meio dessa dramatização, realizada por atores dos grupos Nós do Morro, do Vidigal; Grupo de Teatro VOZES, do Cantagalo; e Instituto Arteiros, da Cidade de Deus, os jovens comparam as interpretações às suas vivências como moradores das comunidades.
da Redação A Toupeira