De 24 a 30 de abril, os olhares dos cinéfilos de todo o Brasil estarão voltados para o melhor do cinema com a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, apresentado pela distribuidora que já lançou no país mais de 600 títulos e se consolidou como uma forte defensora da diversidade e profundidade da cinematografia internacional.
O evento traz 14 produções inéditas e prestigiadas nos principais festivais internacionais, com títulos da Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia. Entre os destaques da programação estão “Dreams”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025, e “Emmanuelle”, releitura do clássico erótico de 1974 dirigido pela francesa Audrey Diwan. Para aumentar ainda mais a imersão do público, a Imovision confirmou sessões especiais com a presença de alguns dos realizadores. Os nomes da delegação serão divulgados em breve.
Seleção
Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim em fevereiro de 2025, “Dreams”, do norueguês Dag Johan Haugerud, é um drama sobre amadurecimento e descobertas sexuais que faz parte da premiada trilogia “Sex, Love & Dreams”.
Filme de abertura do Festival de San Sebastián 2024, “Emanuelle”, dirigido pela francesa Audrey Diwan, é uma releitura do clássico erótico de 1974 e traz um elenco de peso, que inclui Noémie Merlant, Naomi Watts, Will Sharpe e Jamie Campbell Bower. Em 2021, Diwan foi premiada com o Leão de Ouro no Festival de Veneza por “O Acontecimento”.
Conhecido por títulos de sucesso como “Corra, Lola, Corra” e “Perfume: A História de um Assassino”, o alemão Tom Tykwer apresenta “A Luz”, que terá sua segunda exibição mundial no Festival de Cinema Europeu Imovision, após sua estreia no Festival de Berlim 2025. Representando a Grécia, “Síndrome da Apatia”, vencedor do Prêmio Interfilm no Festival de Veneza 2024, é dirigido por Alexandros Avranas, cineasta premiado por “Miss Violence”.
O cinema italiano marca presença no festival com “Ópera! – Canção para um Eclipse”, uma versão moderna do mito de Orfeu e Eurídice com figurino assinado por Dolce & Gabbana e participações de Rossy de Palma e Vincent Cassel no elenco.
Outro representante da Itália é “Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora”, drama social de Milad Tangshir selecionado para o Festival de Veneza 2024, que homenageia o clássico “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica.
Em tributo ao icônico Charles Aznavour, “Monsieur Aznavour” é um drama biográfico dirigido por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, com Tahar Rahim no papel principal. Também da França, “Entre Nós, o Amor”, dirigido por Morgan Simon, é um drama familiar estrelado por Valeria Bruni-Tedeschi e Félix Lefebvre. Outro drama francês que integra a seleção do Festival de Cinema Europeu Imovision é “Brincando com Fogo”, dirigido pelas irmãs Delphine e Muriel Coulin e estrelado por Vincent Lindon, que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024 com este trabalho.
A Suíça está representada no festival com “Misty – A História de Errol Garner”, uma cinebiografia sobre a lenda do jazz, dirigida por Georges Gachot. Já a Alemanha traz “A Arte do Caos”, suspense noir de Thomas Arslan, selecionado para a Mostra Panorama no Festival de Berlim.
Selecionado para o Festival de Toronto 2024, o ucraniano “Você é o Universo”, de Pavlo Ostrikov, aborda uma história de amor ambientada no fim da humanidade. O cinema islandês marca presença no evento com “Quando a Luz Arrebenta”, de Rúnar Rúnarsson, um drama sobre luto que foi aclamado no Festival de Cannes 2024.
Encerrando a lista, vem “O Último Moicano”, de Frédéric Farrucci, um thriller sobre resistência estrelado por Alexis Manenti e selecionado para o Festival de Veneza 2024.
Abertura
A abertura oficial do Festival de Cinema Europeu Imovision acontecerá no dia 23 de abril, em Niterói, com uma noite de gala no Reserva Cultural, complexo cultural à beira-mar projetado por Oscar Niemeyer.
O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo e com apoio da Unifrance, Reserva Cultural, ETC Filmes, Palavra! e parceria de mídia com Omelete, UOL, Ingresso.com e Bravo!.
Pôster
A arte do pôster presta homenagem à cidade anfitriã ao destacar a silhueta do Reserva Cultural Niterói, projetado por Oscar Niemeyer. Mais do que uma escolha estética, a imagem carrega um gesto simbólico: Niemeyer concebeu o edifício como uma fita de cinema em movimento, da continuidade e da emoção.
Essa escolha reforça o espírito do festival: o desejo de construir pontes entre o cinema europeu e o olhar brasileiro. A curva inventiva de Niemeyer, inspirada pelo movimento da película.
A programação com cidades, salas e horários do festival será divulgada em breve.
da Redação A Toupeira
comment closed