IV Festival Mário de Andrade acontece na Biblioteca Mário de Andrade, Praça das Artes e Praça Dom José Gaspar

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, organiza o IV Festival Mário de Andrade, que começa a partir desta sexta-feira (15). O evento realizado pela Biblioteca Mário de Andrade acontece no prédio-sede e na Hemeroteca da instituição, na Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, das 09h até 21h — no primeiro dia de evento, a programação começa às 19h.

A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, de André Breton, que norteia toda a programação artística trazida gratuitamente para o público. O surrealismo também inspira o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia – que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington -, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.

A noite de abertura acontece nesta sexta-feira (15), na Praça das Artes, a partir das 19h, quando o Vão Livre recebe uma performance desenvolvida a partir do Manifesto Surrealista, mesclando intervenções cênicas, imagens e música. Concebida pelos artistas Bia Junqueira e VJ Spetto e com a colaboração do percussionista Fernando Alabê e dos atores Jairo Pereira, Nilcéia Vicente e a drag Helena Black, a atividade proporciona ao público uma experiência sinestésica através de imagens, sons e palavras.

Às 19h30, na Sala do Conservatório, a poeta Leila Ferraz e a pesquisadora Maria Lùcia Dal Farra, com mediação de Elys Regina Zils, protagonizam uma mesa de debate em que recuperam a participação das mulheres no surrealismo e analisam as contribuições e o legado deixados pelo poeta e artista plástico Sérgio Lima (1944 – 2024) e pelo poeta, ensaísta e tradutor Claudio Willer (1940 – 2023) — nomes fundamentais do surrealismo brasileiro — na produção literária nacional e no cenário artístico. As convidadas também

Programação

São mais de 100 atrações espalhadas pelas dependências da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, da Praça das Artes e da Praça Dom José Gaspar, entre rodas de conversa, oficinas, exposições, shows, sessões de autógrafo, mesas de debate, sessões de cinema, performances e outras manifestações artísticas.

O Festival deste ano contará com a participação de importantes nomes da música, da literatura e do teatro do país, como Ava Rocha, Luiza Lian, Alice Caymmi, Leila Ferraz, Leonardo Fróes, Bruna Beber, Veronica Stigger, Marcelo Drummond, Bete Coelho, entre muitos outros.

A programação completa pode ser visualizada na página oficial do IV Festival Mário de Andrade, acessando este link.

Feira de Livros e Editoras

No sábado (16) e domingo (17), a tradicional feira de livros do Festival ocupa a Praça Dom José Gaspar e a Avenida São Luís. São 40 editoras, grupos de autores e instituições destinadas à literatura que estarão presentes no IV Festival Mário de Andrade, habilitadas via Edital de Chamamento, com tendas de comercialização e/ou exposição de obras.

O conjunto de editoras selecionadas, em geral independentes e alternativas, chama a atenção pela diversidade. O público da feira poderá conhecer projetos editoriais singulares e arrojados, dedicados a diversas áreas do conhecimento e abarcando vários gêneros, como prosa, poesia e não-ficção. Um dos grandes objetivos da feira é dar mais visibilidade para essas editoras menores.

É possível conferir as editoras participantes aqui.

Serviço:

IV Festival Mário de Andrade

15 de novembro das 19h30 até 21h; 16 e 17 de novembro das 9h às 21h

Feira do Livro

16 e 17 de novembro das 10h às 18h

Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República

Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo

Praça Dom José Gaspar – Praça Dom José Gaspar – República

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Saia da Toca

You might like:

Max participa da Black Friday no Brasil com oferta especial Max participa da Black Friday no Brasil com oferta especial
Romance policial expõe marcas de um crime brutal que atravessa gerações Romance policial expõe marcas de um crime brutal que atravessa gerações
Romance para repensar os heróis do Brasil Romance para repensar os heróis do Brasil
Nova temporada de “Peter Pan – O Musical” chega ao Teatro Liberdade Nova temporada de “Peter Pan – O Musical” chega ao Teatro Liberdade
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.