Uma das mais importantes obras da cultura pop e clássico da literatura de ficção científica, “Jurassic Park”, do roteirista, autor e diretor de televisão, Michael Crichton, ganha uma nova edição da Aleph.
A obra, publicada originalmente em 1990, serviu como base para o roteiro do filme homônimo dirigido por Steven Spielberg, que se consagrou como um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. Além disso, tanto o livro como suas adaptações influenciaram o imaginário popular em relação aos dinossauros, que passaram a atrair fascínio e admiração do público.
A nova edição traz material exclusivo: um posfácio do jornalista, crítico de cinema e editor-fundador do site Omelete, Marcelo Hessel, que faz um paralelo entre o filme e a obra, e uma entrevista concedida pelo autor em 1993 para a revista Cinefantastique.
A obra de Crichton se inicia com a descoberta de uma técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos. Assim, uma das maiores fantasias do homem torna-se, enfim, realidade. Agora, dinossauros, criaturas extintas há eras, podem ser vistos de perto em um parque aberto ao público e idealizado pelo milionário John Hammond. A ideia parece incrível e o sistema de segurança, perfeito. Até que algo sai do controle. O autor, formado em Medicina e estudioso de diversas áreas da Ciência, utiliza a engenharia genética e a teoria matemática do Caos a fim de explicar e justificar os acontecimentos científicos e trágicos ocorridos no Jurassic Park.
“Jurassic World”, o quarto filme da franquia, estreia nos cinemas dia 11 de junho, apresentando o parque dos dinossauros novamente aberto ao público.
Curiosidades:
* O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos e vencedor de três Oscars: melhor áudio, melhor edição de áudio, melhores efeitos especiais.
* Para desenvolver o livro, Michael Crichton se baseou em diversas pesquisas científicas. A ideia de que amostras de DNA antigo poderiam ser extraídas de insetos fossilizados em âmbar é fruto da pesquisa de George Poinar e sua esposa.
* De acordo com o autor, todos os personagens do romance foram baseados em pessoas reais. As obras e a personalidade do físico Heinz Pagels serviram de inspiração para o personagem Ian Malcolm, e Alan Grant foi baseado no paleontólogo Jack Horner. Especula-se que John Hammond seja uma versão sombria e ambiciosa de Walt Disney.
* Em 2002, uma nova espécie de anquilossauro foi descoberta e batizada em homenagem ao autor do livro: Crichtonsaurus bohlini.
Ficha Técnica:
Título: Jurassic Park
Autor: Michael Crichton
Editora: Aleph
Preço de capa: R$ 49,90
Número de páginas: 528
da Redação A Toupeira