Em “Amantes: uma história da outra”, obra que chega ao Brasil neste ano pela Editora Record, a pesquisadora canadense Elizabeth Abbott analisa a trajetória de mulheres que, em nome de paixões bastante polêmicas, desafiaram as instituições sociais de sua época. A partir das histórias dessas personagens de diferentes classes, castas e cores, a autora se propõe a repensar a ideia de casamento e a natureza das relações entre os dois gêneros ao longo dos tempos.
Abbott abre sua obra com um estudo sobre o amor extraconjugal na Antiguidade. Fala em seguida sobre temas como o concubinato no Oriente, os arranjos matrimoniais na corte e na aristocracia, a criação da doutrina do celibato clerical e a revolução sexual dos anos 1960, entre outros. Dedica ainda um capítulo inteiro ao papel das amantes na literatura.
“Agrupando essas mulheres em categorias que refletem diferentes culturas e períodos históricos, eu poderia apresentar suas circunstâncias pessoais intransferíveis e ao mesmo tempo tirar conclusões sobre a maneira como essas sociedades encaravam as amantes e como homens e mulheres conviviam”, diz a autora na introdução.
Dentre as personagens apresentadas, às vezes em detalhes bastante íntimos, estão, por exemplo, a inglesa Camilla Shand Parker-Bowles, hoje esposa do Príncipe Charles; a alemã Eva Braun, amante de Hitler; a famosa cantora lírica norte-americana Maria Callas, que teve um romance avassalador com Aristóteles Onassis; e a francesa Simone de Beauvoir, que, apesar da devoção ao escritor Jean-Paul Sartre, aceitou ter com ele um relacionamento aberto. Jane Eyre, Emma Bovary e Anna Karenina são algumas das figuras fictícias também analisadas na obra.
Ficha Técnica:
Título: Amantes: uma história da outra
Autora: Elizabeth Abbott
Tradução: Clóvis Marques
Páginas: 672 páginas
Preço: R$ 59,90
Editora: Record / Grupo Editorial Record