You are here: Home // Sem categoria // Livro infantil conta história de cientistas negras do Rio de Janeiro. Lançamento acontece na Bienal do Livro

Livro infantil conta história de cientistas negras do Rio de Janeiro. Lançamento acontece na Bienal do Livro

O livro infantil “Luanda no mundo da ciência”, de Ana Lúcia Nunes de Sousa, será lançado na próxima segunda, 04 de setembro, na Bienal do Livro do Rio. A obra destaca de forma lúdica as histórias de cientistas negras do Rio de Janeiro, a partir do olhar da menina Luanda, de 10 anos.

“Na história, Luanda precisa fazer uma redação para a escola sobre o que deseja ser quando crescer. Ela fica angustiada até a chegada de Carol, sua prima mais velha, que lhe apresenta o mundo das cientistas”, explica Ana Lúcia Nunes de Sousa, professora do Nutes de Educação em Ciências e Saúde/UFRJ e autora do livro.

Embora assine a autoria do livro, Sousa reforça que a ideia da obra é de meninas e jovens negras que participaram do projeto.

“Nosso objetivo com o livro é inspirar meninas e jovens negras e periféricas, despertando o interesse delas para o mundo das ciências, visualizando este caminho como possibilidade real. É importante que elas conheçam cientistas negras e que entendam o alto impacto de suas pesquisas, nas diversas áreas do conhecimento, desde a dança até a astronomia”, completa.

Além disso, explica a autora, o material tem função paradidática, podendo auxiliar em atividades pedagógicas de todas as disciplinas, em temáticas ligadas à cultura e à cidadania, transversais nos currículos escolares.

O livro é resultado de dois projetos de extensão: ‘As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência’, da UFRJ, e ‘Mulheres negras fazendo ciência’, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), de Maria da Graça (RJ).

Mulheres cientistas

 O texto valoriza professoras e cientistas negras da universidade, como a filósofa e professora de História da UFRJ Helena Theodoro, a engenheira química Michelle Mothé e a dançarina e professora do curso de dança da UFRJ Tatiana Damasceno, entre outras.

A produção do material recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, do British Council, por intermédio da ‘2ª Chamada Garotas Stem: formando futuras cientistas’ e também da Fundaçāo Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do ‘Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computaçāo – 2021’.

Lançamento na Bienal

O lançamento do livro acontece na próxima segunda, 04 de setembro, na Bienal do Livro do Rio. A autora recepciona o público no stand da Editora Kitembo, localizado no setor Laranja – Calçada Literária, Stand CL01.

da Redação A Toupeira

comment closed

Copyright © - 2008 A Toupeira. Todos os direitos reservados.