No feriado de 25 de janeiro, data em que será comemorado o aniversário de 462 anos de São Paulo, Mauricio de Sousa receberá homenagem da Prefeitura de São Paulo pela contribuição do seu trabalho para o entretenimento, educação e cultura da cidade e do país. Será concedida ao desenhista a “Medalha 25 de Janeiro”.
Além dele, também receberão homenagens a cantora Leci Brandão e a escritora e Lygia Fagundes Telles. A medalha foi instituída em 2009 e já premiou personalidades como o presidente do Líbano Michel Suleiman, os arquitetos Lina Bo Bardi e João Batista Vilanova Artigas, a artista plástica Tomie Ohtake, o compositor Paulo Vanzolini, dentre outros.
Acompanharão o cartunista, durante a cerimônia, sua filha Mônica Sousa, inspiradora da sua famosa personagem, e Amauri Sousa, diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa.
O autor e Lygia Fagundes Telles são membros da APL (Academia Paulista de Letras). Ele foi o primeiro desenhista a integrar uma academia de letras. Nascido em Santa Isabel, passou a infância em Mogi das Cruzes, mas foi em São Paulo que realizou o sonho de ser desenhista. “Fico muito honrado e feliz com esta homenagem. Escolhi São Paulo como lar para minha família e sede da minha empresa. Aqui nasceram meus personagens e cresceram meus filhos. A partir daqui, a Turminha cresceu e ganhou o país e depois o mundo”, diz o criador da Turma da Mônica.
da Redação A Toupeira