Na manhã dessa quinta-feira, 29 de agosto, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugurou a XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em frente ao estande da Alemanha, país convidado de honra desse ano e que faz parte das comemorações da Temporada da Alemanha+Brasil 2013-2014, a Ministra falou sobre a importância do evento e afirmou que a Alemanha é uma inspiração cultural para o país.
Durante a inauguração, a Ministra esteve acompanhada da presidente da Bienal do Livro, Sonia Jardim, do Cônsul Geral da Alemanha do Rio de Janeiro, Harald Klein, do Diretor do Goethe Institut de São Paulo, Wolfgang Bader, e da vice presidente da Feira do Livro de Frankfurt, Marifé Boix García.
A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até junho de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio.
Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.
Crédito da foto: Nicolas Iacovone.
da Redação A Toupeira