A Cinesystem, que figura entre as cinco maiores exibidoras do país e em 2024 reforçou seu compromisso de valorizar a indústria cinematográfica brasileira e mundial ao adquirir cinco novos complexos, está exibindo, pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema.
A 48ª edição do evento, que é um dos principais festivais cinematográficos do país, vai até o dia 30 de outubro e, ao todo, serão exibidos cerca de 415 filmes de 82 países em 29 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.
Para prestigiar a Mostra, a Cinesystem disponibilizou 06 salas em seu complexo do Shopping Frei Caneca, reconhecido na cidade por seu forte apelo cultural, e uma sala no Morumbi Town Shopping.
“Nós nos consolidamos como uma rede jovem e arrojada, sempre preocupada em fortalecer a indústria do audiovisual para que cada vez mais pessoas tenham acesso a variados tipos de produções. Queremos, com esse movimento, levar ainda mais para dentro do DNA da Cinesystem a valorização dos conteúdos que estão fora do circuito comercial. E participar da Mostra Internacional de Cinema é, sem dúvidas, um dos meios de permitir que cada vez mais pessoas possam usufruir da experiência única que é assistir a esses longas”, conta Marcos Barros, fundador e CEO da Cinesystem.
O carro chefe das ações de fortalecimento cultural da Cinesystem é o ‘Cine Atelier’, que nasceu como uma curadoria especial para eleger os filmes relevantes no circuito e, assim, poder incluí-los na grade semanal de programação de multiplex selecionados. Em 2024, o projeto ganhou um importante reforço com a contratação do curador Ivam Cabral. Cabral atualmente faz a seleção das obras em conjunto com a equipe de programação, liderada há seis anos por Valdinei Strapasson, ampliando ainda mais o leque de opções disponíveis para os cinéfilos.
48ª Mostra Internacional de Cinema – Estão na programação da Mostra cerca de 60 filmes brasileiros, inéditos em São Paulo. Todos eles estão classificados na categoria “Mostra Brasil”. Outra importante categoria é a “Competição Novos Diretores”, que exibe obras de cineastas que já dirigiram no máximo dois longas.
Os filmes concorrem ao Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 48ª Mostra. Além disso, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos Diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.
Para quem quiser aproveitar a programação completa que a Mostra Internacional de Cinema preparou, comprar ingressos e conferir mais notícias sobre o evento, basta acessar ao site https://48.mostra.org/ ou baixar o aplicativo do festival, que também permite a criação de uma agenda de programação de títulos escolhidos e, para credenciados, reserva de ingressos.
Entre os filmes, estão os premiados nos principais festivais internacionais, como Anora, de Sean Baker, Tudo que Imaginamos Como Luz, de Payal Kapadia, Dying – A Última Sinfonia, de Matthias Glasner, Grand Tour, de Miguel Gomes, Dahomey, de Mati Diop, O Brutalista, de Brady Corbet, Vermiglio, de Maura Delpero, Sujo, de Astrid Rondero e Fernanda Valadez, Memórias de um Caracol, de Adam Elliot, Happy Holidays, de Scandar Copti, Os Malditos, de Roberto Minervini, Holy Cow, de Louise Courvoisier, Vira-Lata, de Chiang Wei Liang e You Qiao Yin, Esta Minha Vida, de Sophie Fillières, Ao Contrário, de Jonas Trueba, O Maior Bocejo da História, de Aliyar Rasti, No Other Land, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor, O Banho do Diabo, de Veronika Franz e Severin Fiala, e O Vidreiro, de Usman Riaz.
da Redação A Toupeira