You are here: Home // Sem categoria // Mostra “Um filme, cem histórias” começa no Rio de Janeiro

Mostra “Um filme, cem histórias” começa no Rio de Janeiro

Um filme cem histórias Abbas KiarostamiA restrospeciva inédita em homenagem ao cineasta Abbas Kiarostami, um dos nomes mais importantes e influentes do cinema contemporâneo, apresentará de filmes consagrados como Gosto de cereja (1997, Palma de Ouro no Festival de Cannes) e O vento nos levará (1999, Prêmio Especial do Júri em Veneza) a raridades como O relatório (1977), obra considerada perdida durante muitos anos, e títulos do início de sua carreira, quando Kiarostami trabalhava no KANOON, pouco ou nunca vistos no Brasil, além de curtas e do filme-instalação Five. A mostra começa no dia 13 de abril no Rio de Janeiro, cidade que pela primeira vez receberá uma mostra do diretor iraniano, e depois segue para São Paulo (20 de abril a 09 de maio) e Brasília (04 a 23 de maio).

Kiarostami se diz diretor não de filmes, mas de semi-filmes. Segundo ele, suas obras funcionariam como simples estruturas que devem ser preenchidas a partir do olhar atento do espectador. Na mostra “Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami”, título inspirado no texto “Um filme, cem sonhos”, do cineasta, o público poderá preencher essas lacunas deixadas e perceber, ao longo de sua vasta filmografia, o amadurecimento e a transformação deste grande artista.

Entre os destaques da programação, estão ainda a exibição, em cópias 35mm, de seu primeio curta O pão e o beco (1970) e de seu primeiro longa A experiência (1973), além de títulos como Close-up (1990), E a vida continua (1992), Através das oliveiras (1994) e Cópia fiel (2010). Vale destacar também a exibição de longas- metragens menos conhecidos como ABC África (2001), Dez sobre 10 (2004) e Shirin (2008) e dos filmes coletivos A propos de nice, la suite (1995), Tickets (2004) e Cada um o seu cinema (2007).

Será promovida uma palestra sobre a obra de Kiarostami com o crítico de cinema Luis Carlos Jr no dia 28 de abril às 19h. E, durante a mostra, será lançado um livro-catálogo, de aproximadamente 300 páginas, com filmografia, textos especialmente produzidos e traduções inéditas de pensadores como François Niney, Alain Bergala, Laura Mulvey, Jonathan Rosembaum e Alberto Elena entre outros.

Serviço:

Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami

13 de abril a 09 de maio de 2016

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março 66, Centro. Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 3808-2020

Salas de Cinema 1 (98 lugares)

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

www.twitter.com/ccbb_rj / www.facebook.com.br/ccbb.rj / www.bb.com.br/cultura

da Redação A Toupeira

comment closed

Copyright © 2009 A Toupeira. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.