Para comemorar a estreia de “Mufasa: O Rei Leão”, que será lançado nos cinemas amanhã, 19 de dezembro, a Disney lançou a campanha global de conservação “Proteja a Alcateia” para apoiar a Lion Recovery Fund (LRF) da Wildlife Conservation Network (WCN) e seus parceiros que trabalham na África com o objetivo de dobrar o número de leões selvagens até 2050.
Trinta anos atrás, a Disney lançou o icônico filme de animação “O Rei Leão”, dando origem a uma saga que inclui sequências, séries, musicais, produtos e atrações em parques temáticos.
Durante o mesmo período, a África perdeu metade de sua população de leões. Ciente dessa realidade alarmante, a Disney renova seu convite ao público para apoiar os esforços globais que buscam proteger a vida selvagem africana e garantir um futuro sustentável para os leões e seus habitats naturais.
A primeira edição da campanha “Proteja a Alcateia” da Disney ocorreu em 2019, permitindo que a LRF expandisse seu alcance e financiasse mais de 300 projetos em 25 países da África.
Atualmente, pelo menos 50% dos locais onde a LRF está investindo já começaram a detectar estabilidade das populações de leões e até mesmo crescimento. O apoio da LRF ajudou a financiar fluxos de renda e empregar milhares de pessoas em toda a África a fim de trabalharem para remover 83.000 armadilhas que poderiam prejudicar a vida selvagem.
Além do mais, uniram comunidades para desenvolver em conjunto soluções que beneficiam tanto as pessoas quanto as coletividades. Com os fundos adicionais deste relançamento da campanha, a LRF continuará a investir em projetos inovadores e eficazes em toda a África, recuperando as populações de leões, restaurando os seus habitats, apoiando o desenvolvimento econômico sustentável e alcançando um futuro com savanas prósperas onde as pessoas e os leões da África possam coexistir.
“A luta para recuperar os leões de África deve começar com uma abordagem holística que proteja não só as espécies, mas também o habitat de que dependem e as pessoas que partilham os ambientes com os animais”, afirma Peter Lindsey, diretor do Lion Recovery Fund (LRF) da WCN.
“Proteger os leões significa abordar todo o espectro de perigos que eles enfrentam, desde a perda de habitat e o conflito entre humanos e animais selvagens até as crescentes pressões do tráfico ilegal. Nossa colaboração contínua com a Disney ajudou a LRF a fazer melhorias significativas nessas áreas, contribuindo para aumentar as populações de leões em toda a África. Desejamos muito continuar nosso trabalho juntos”, completa.
Esta campanha também reflete o compromisso de longa data da Disney em tomar medidas significativas e mensuráveis para apoiar um planeta mais saudável para as pessoas e para a vida selvagem — um compromisso chamado Disney Planet Possible.
Desde 1995 até hoje, o Disney Conservation Fund forneceu US$ 125 milhões, incluindo US$ 25 milhões para projetos em toda a África, para apoiar projetos comunitários que ajudaram a proteger mais de 1.000 espécies de vida selvagem em metade dos países do mundo e nos cinco oceanos.
Mais informações sobre o compromisso da Disney em proteger esta espécie por meio da campanha “Proteja a Alcateia” em conjunto com o lançamento nos cinemas de “Mufasa: O Rei Leão” podem ser encontradas em Disney.com/MufasaProtectThePride, porque, quando protegemos os leões, protegemos “o ciclo sem fim”.
da Redação A Toupeira