A receita é secular e faz sucesso no mundo todo. Uma combinação de ingredientes simples como manteiga, amido de milho, leite, gemas e farinha de trigo, que misturadas artesanalmente, transformam-se em um doce crocante por fora e suculento por dentro.
A cada 15 minutos, o badalar do sino anuncia a nova fornada. O doce sai fumegante do forno e recebe uma camada delicada de canela, dando mais aroma e sabor.
Os famosos Pastéis de Nata da Quinta do Olivardo (São Roque/SP) atraem pessoas de todos os cantos do país para provar o autêntico doce português, popularmente conhecido como Pastel de Belém.
A iguaria surgiu no século XIX, em Portugal. Conta a lenda que o pastel era uma receita do Mosteiro dos Jerónimos. Nesta época, Belém e Lisboa eram localidades bem distintas, interligadas por barcos movidos a vapor e, já nesta época, o sabor do pastel já atraía a presença de visitantes. Após a Revolução Liberal de 1820, as ordens religiosas foram extintas de Portugal e o convento fechou. Foi então, que o pasteleiro do convento, detentor da famosa receita, foi convencido a vendê-la a um empresário.
Olivardo Saqui, proprietário do estabelecimento, foi buscar nas heranças da família portuguesa de sua esposa a receita que hoje, se tornou carro-chefe da casa. O sucesso do Pastel de Nata fez com que o empresário construísse uma fábrica dentro do restaurante. Durante o preparo da iguaria, os visitantes podem acompanhar cada detalhe da receita, ficando com água na boca. “O segredo do sucesso da nossa maravilhosa fábrica de pastéis de Belém, como a chamamos, está no modo de preparar o doce para nossos visitantes. Carinho e dedicação fazem parte da receita que o público observa em cada etapa. Já o gostinho que fica para nós é o da satisfação”, completa.
Para os visitantes que não se contentam com apenas uma unidade, a casa oferece embalagens para viagens com seis pastéis, que podem ser aquecidos em forno convencional.
Como chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.
da Redação A Toupeira